Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

9 de maio de 2011

Ex-dekassegui procura brasileiros que moram ou moraram no Japão para produção de livro reportagem


Depois de morar por cerca de três anos no Japão e viver o cotidiano dos dekasseguis, o formando em jornalismo Edgard Matsuki criou um projeto para produção de um livro reportagem que mostre como é a vida dos brasileiros no Japão. A obra faz parte do trabalho de conclusão do curso de jornalismo da Universidade Estadual de Ponta Grossa, mas será publicada posteriormente. 

A ideia do livro é mostrar a vida dos brasileiros no Japão através das situações que eles passam na terra do sol nascente. Entre os tópicos que serão abordados estão o trabalho na fábrica, o choque cultural e os relacionamentos que começam e terminam. Para definir os temas para a obra foi feita uma pesquisa com 50 pessoas que moraram e moram no Japão. 

Agora que os temas já foram decididos, a produção dos conteúdos para o livro vai começar em junho deste ano e deve ir até o mês de novembro. As histórias vão misturar narrativas dos dekasseguis e informações sobre a vida no Japão. Matsuki está procurando brasileiros que tiveram experiência como dekassegui para produzir as histórias. Se você tem uma boa história para contar, o adicione no MSN. 

Ele tem duas contas no MSN para este contato: 

reporterdekassegui@hotmail.com
reporterjapao@hotmail.com

Breve perfil do “repórter dekassegui”

Entre idas e voltas, Edgard Matsuki trabalhou durante três anos no Japão. A intenção inicial era reencontrar o pai após 12 anos separados e juntar dinheiro para conseguir pagar os estudos no Brasil. Neste período ele viveu situações que a maioria dos dekasseguis conhece bem, dentro e fora das fábricas. Mesmo com alguns contratempos, os objetivos foram alcançados. 

Em 2008, Matsuki entrou na universidade de jornalismo pela UEPG em Ponta Grossa/PR. Desde então, ele tem produzido diversas reportagens sobre os brasileiros no Japão. Fez matérias para os jornais Diários dos Campos (de Ponta Grossa), NippoBrasil (voltado para os nikkeis no Brasil), Internacional Press (que é voltado a comunidade brasileira no Japão) e Gazeta do Povo (maior jornal do Paraná). 

A oportunidade de fazer um livro sobre os brasileiros no Japão apareceu no início de 2010, período em que ele começou o projeto. Relembrando: se você morou no Japão e tem uma boa história para contar ou se quiser conversar com o autor sobre o livro e a vida dos dekasseguis, entre em contato com ele através dos seguintes meios: 

MSN: reporterdekassegui@hotmail.com
reporterjapao@hotmail.com
E-mail e GTalk: eymatsuki@gmail.com

Coloque seu e-mail aqui e receba conteúdo grátis:


Delivered by FeedBurner
Related Posts with Thumbnails