Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de novembro de 2008

Rock: coisa do demo! (Zé Renan)


Quantas vezes você já ouviu isso? Pois é... Existem muitas histórias sobre o envolvimento dos roqueiros com certas “forças ocultas”. Algumas são beeem malucas e nem cabem ser citadas aqui, de tão absurdas. Outras eu resolvi deixar de lado por serem mais recentes. É só pesquisar sobre o Marilyn Manson, por exemplo, que você acha fácil fácil as histórias do cara. Já outras são, no mínimo, muito divertidas.

Tudo começou de fato com o blues, ainda nos anos 30. O cantor Robert Johnson, que influenciou grande parte da musica (desde B.B. King até Eric Clapton), falava pra quem quisesse ouvir que tinha feito um pacto com o demônio para ter talento e ser famoso. Mas a primeira banda de rock que realmente abordou o tema foram os Rolling Stones, com Simpathy for the Devil (Simpatia Pelo Demônio). Na verdade, os versos fazem uma analogia a todos os males do mundo, como as guerras, o ódio, e até a morte de Cristo, colocando a culpa disso tudo em Lúcifer. É praticamente uma música gospel um pouco mais, digamos, sincera. O Black Sabbath foi a primeira a usar um visual satânico. A começar pelo nome da banda, que faz alusão a um encontro entre feiticeiras, e as roupas pretas. Algumas músicas também falam do “andar de baixo”. O Led Zeppelin é acusado de ter gravado mensagens satânicas de trás pra frente nos discos.

E a música Hotel California, da banda Eagles? Bonita, né? Pois é... e tem gente que diz que é satânica! Vai entender... É porque o tal do Hotel California é supostamente a sede da Igreja de Satan, que fica no estado da California e anteriormente era um hotel. Fora as clássicas mensagens ao inverso! Jim Morrison, do The Doors, se casou com uma bruxa num ritual pagão, dentro de um pentagrama e tudo! Fora a história de ele ter o espírito de um shaman no corpo, depois de ter presenciado um acidente de carro quando criança.



Os fãs do Iron Maiden talvez são os mais injustiçados nesse quesito. Só porque gravaram a famosa “The Number Of The Beast”. Também tem o fato de o mascote Eddie (um simpático morto-vivo) já ter morrido das mais diversas maneiras nas capas dos discos. O Kiss é outra que tem história. O nome da banda é atribuído por muitos como a sigla Knights In Service of Satan (Cavaleiros a Serviço de Satan). Todos na banda tem uma personalidade. Tem um gato, um homem do espaço, um ser andórgeno, e tem também o baixista Gene Simmons, que é tipo um vampiro-demoníaco-que-vomita-sangue-e-gospe-fogo. Também existem histórias sobre sacrifícios de pintinhos no palco, mas isso é totalmente falso. Tem também o AC/DC, cujo guitarrista Angus Young usa divertidos chifrinhos e as musicas tem o inferno como tema (Highway to Hell e Hell’s Bells).

Essas bandas, além de outras, obrigam muitos religiosos a fazerem o sinal da cruz (mas arrancam gargalhadas de satanistas de verdade xD). Existem muitas outras bandas relacionadas ao demônio, e tantas outras histórias que não caberiam aqui. Mas por que as bandas são associadas ao demônio desse jeito? Simples: marketing! As pessoas se sentem atraídas pelo que desconhecem, e as bandas exploram isso. Então, certas empresas, digo, igrejas, se aproveitam do medo que as pessoas têm pra arrebanhar mais fiéis e engordar a conta bancária. Tipo “o fim está próximo”, entende? Uma grande bobagem! Você mata porque quer. É você quem puxa o gatilho, não a música.

Portanto, cuidado com o que você ouve! Não, não to falando das músicas. To falando dos homens mesmo... Tem gente que só quer confundir. Tudo por causa do dinheiro, por causa do poder. Isso sim é demoníaco! Afinal, não existe maldade, mas sim atitudes más. Eu particularmente não acredito em um ser vermelho, com rabo e chifres carregando um tridente. Tenho medo mesmo é daquilo que conheço, daquilo que já vi. Tenho medo de você.


PS. 1: A história de Robert Johnson é retratada no filme A Encruzilhada (Crossroads), com Ralph Machio (o muleque do Karate Kid xD). O filme é ótimo, vale muito a pena!

PS. 2: se possível, leia esse texto.
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cadernos&subsecao=arte&artigo=rock&lang=bra
É muito bizarro! Eu sei que é gigante, mas procure os nomes das bandas que você gosta ou conhece, e veja como esse texto distorce tudo. É por isso que fico fascinado com a criatividade humana... =P

6 comentários:

Vítor Trannin disse...

O Bruce Dickinson vê um filme de terror, dorme, tem um pesadelo e resolve transformar isso em música. Resultado: a música se torna a mais famosa do Iron e as Igrejas à acusam de ser satânica. Esse mundo de hoje é uma coisa triste, não é?
De que adianta a humanidade ter evoluido tecnologicamente, se a maioria das pessoas continua a ter a mesma mentalidade que Maquiavel descreveu lá no século XV. Isso sem contar os dogmas e preconceitos que a sociedade continua preservando.
Realmente ridículo! Nunca serei enganado por um charlatão desses. Ainda bem que eu num acredito em nada disso que eles pregam.
Adorei o texto, Zé ^^.

Alfredo Marins disse...

Adorei a sua abordagem sobre assunto. Descontraido, franco e divertido.
Vi o filme "A Encruzilhada" e realmente é muito, mas muito bom mesmo. Só não consigo encontrar pra ver novamente.
Abraços.

Fer Suguiama disse...

Sinceramente? No Rock há letras tão complexas e bem-trabalhadas que acabam dando margem a várias interpretações, para todos os gostos. Aí surgem as 'forças ocultas'. Uhhhh! Também tenho medo daquilo que conheço. E esse post ficou incrível! =D

=*

S disse...

Satan é resistência \,,/.
(=P)

Trujillo disse...

Realmente muitos acabam por adquirir uma performance controversa ao senso comum para chocar, e assum conseguir a repercurssao desejada. Essa em menos tempo. O que impressiona muito e como, com o passar da Historia, A Igreja conseguiu idealizar sua sombra de forma a exercer dominio no imaginario humano. Ela se nega e ao mesmo tempo se fortalece. Uma facanha impressionante. Digo como Historioador que o sou. O mal passou a existir, mas nem mesmo os que nele creem sabem muito bem o que quer dizer ou fazer.
Bom texto
Abrcs

http://acordesdeumavida.blogspot.com/

Trujillo disse...

Myblogog - Cara vc pode me passar o link para eu colocar na minha pagina. Sou cadastrado mas nao encontro o codigo html.
Abrcs
Trujillo

Related Posts with Thumbnails