Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

24 de dezembro de 2008

Cocoricó


Véspera de Natal. Lojas (pra lá de) lotadas. Fica quase impossível de caminhar tranquilamente no mar de gente que se espreme pelas ruas. Apesar da incômoda sensação de estar preso numa lata de sardinha quente, todos parecem estar felizes em comprar presentes para os seus familiares. Aliás, este é um costume milenar: dar e receber presentes. Porém, é um assunto para outro post. Agora o assunto é algo que para milhares e milhares de pessoas fazem todos os anos e para elas possui um significado todo especial: a missa do galo.

Segundo a Wikipédia, Missa do Galo é “o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro”. Além disso, conta-se que o nome pode ter duas origens: uma delas é da lenda que um galo teria cantado para anunciar a vinda do Messias. A outra está mais ligado ao fato dessa missa demorar para terminar, fazendo com que as pessoas chegassem em casa no horário que o galo canta.

Quando ela começou a celebrada? Em Roma, a partir do século XV,na Basílica de Santa Maria Menor. E devido a sua importância – já que lá é anunciado o nascimento do Menino Deus – quem celebra é o Papa. Em tese, só depois da missa do Galo, é que as famílias trocam presentes e colocam Jesus no presépio.

Lógico que muita coisa tem que ser adaptada – até porque nem todos têm o privilégio de morar/estar em Roma em período natalino. Por isso mesmo, muitas igrejas celembram a famosa missa em suas localidades mesmo e muito antes da meia-noite – eu mesma, por exemplo, vou ter que fotografar a do meu bairro pro jornalzinho da Paróquia. Particularmente, acho chata, prolongada, mas sei da importância de seu signifcado (e como diz meu amigo: ossos do ofício...!).

E por causa dessa adaptação as pessoas trocam presentes próximos à meia-noite. E depois disso, é um festerê só. Aliás, isso não deixa de ser uma forma de comemorar a vinda daquele que pode salvar as nossas vidas (e olha que tem gente que precisa mais do que eu...!)

No mais, é isso. Espero que todos tenham hoje uma noite abençoada – com ou sem Missa do Galo. Independente de credos e crenças, que o tal Espírito de Natal esteja com vocês em cada momento com a família, com os amigos e com você! Que, para além dos presentes, vocês vejam o quanto precisam uns dos outros.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails