Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

13 de dezembro de 2008

Os mandamentos do jornalista – Fim do 1° ano de Universidade

Todas as pessoas buscam de alguma forma agendar a própria vida, afinal precisamos guardar em nossas lembranças os fatos que se passaram, seja para utilizá-los como lição ou para parar, lembrar, suspirar e saber que valeu a pena. Esta semana marcou o fim de um ciclo para mim. Na verdade o fim de um começo.

Nessa semana acabaram-se as aulas do 1º ano de jornalismo da UEPG. Estou de férias e como bom brasileiro o que eu mais desejo é descanso. Em apenas um ano podemos aprender muitas coisas: descobri o significado de Lide, visão teleológica, aprendi quem foi Chateubriand, respondi várias vezes por quê jornalismo e muitas outras coisas que provavelmente ocuparia muito espaço para descrever à vocês.

Nesse ano cheguei a conclusão que jornalismo realmente é o caminho certo para mim, mas na primeira semana uma lista de mandamentos me colocou em prova se era o que realmente eu desejava. Na aula inaugural do curso Mário Magalhães, ex-ombudsman da Folha, deu uma palestra e logo no começo recitou alguns mandamentos do jornalista.

A lista é obviamente recheada de diversas ironias, mas alguns itens dela realmente são verdadeiros. Caros leitores divirtam-se com os mandamentos do jornalista e se tiverem coragem, juntem-se a nós, guerreiros da notícia. YOSHI:


Os 20 mandamentos do jornalista:

1º) Não terás vida pessoal, familiar ou sentimental. E qualquer desculpa de falta ou atraso usando estes argumentos será encarada com má vontade pela chefia imediata.
2º) Não verás teus filhos crescerem.
3º) Não terás feriado, fins de semana ou qualquer outro tipo de folga.
4º) Terás gastrite, se tiveres sorte. Se for como os demais, terás úlcera, pressão alta, princípios de enfarte, estresse em alto nível.
5º) A pressa será tua única amiga e as suas refeições principais serão os lanches da padaria da esquina, as pizzas no pescoção, ou uma coxinha comprada perto do local onde se desenvolve sua reportagem.
6º) Teus cabelos ficarão brancos antes do tempo, isso se te sobrarem cabelos.
7º) Tua sanidade mental será posta em cheque antes que completes 5 anos de trabalho.
8º) Ganharás muito pouco, não terás promoção, não terás perspectiva de melhoria e não receberás elogios nem de seus superiores e nem de seus leitores. Em compensação as cobranças serão duras, cruéis e implacáveis.
9º) Trabalho será teu assunto preferido, talvez o único.
10º) A máquina de café será a tua melhor colega de trabalho, porém, a cafeína não te fará mais efeito.
11º) Os botecos nas madrugadas serão excelentes oportunidades de ter algum tipo de contato com outras pessoas loucas como você.
12º) Terás sonhos com horários de fechamento, com palavras escritas erradas, com reclamações de leitores, com matérias intermináveis, com gritos ao telefone dos chefes de reportagem e, não raro, isso acontecerá mesmo durante o período de férias.
13º) Suas olheiras e seu mau humor serão seus troféus de guerra.
14º) Inexplicavelmente existirá uma legião de "focas" brigando para ocupar o seu lugar.
15º) Confiarás desconfiando de tudo que veres e tudo que ouvires;
16º) Por mais que faças a melhor matéria do mundo, se não assinares o ponto na empresa, para todos os efeitos não existirás;
17º) Começarás como rádio-escuta, seguirás como repórter de futilidades, permanecerás como repórter de geral quase toda a tua carreira e, quando puderes escrever na área de atuação que te consideras especialista, ou estarás aposentado ou terás virado professor;
18º)Se repórter de TV, cuides de tua aparência; se repórter de rádio, cuide de sua voz; e se repórter de jornal, cuide de sua artrite reumatóide nos dedos;
19º) Não te cases com um(a) colega de profissão: afinal, o assunto em casa sempre vai ser o mesmo. E jornalismo é que nem sexo: se não variares, perdes a vaga;
20º) És jornalista: portanto, não desistas nunca. Tomarás chá de banco, levarás furo, darás "barrigas", sempre terás puxas-sacos te elogiando e corneteiros te criticando. Mas, se tiveres bom senso (caso raro) encontrarás alguém que te elogiará e te criticará na hora e na medida certa.

3 comentários:

^^taci disse...

Yoshi :. Assim como os seus colegas do 1º ano de jornalismo da UEPG.
PARABENS por essa conquistas \o// e assim seja feio as de mais conquistas em sua vida, no qual amigos vão celebrar juntos =D . . . E boa sorte com os mandamentos do jornalista! =***

Anônimo disse...

Oi Japa^^

adorei a matéria... mostrei para a minha mãe, e ela concordou com tudo, sendo vitima de alguns deles!

ehehehhehe^^

beijão

Anônimo disse...

É meu camarada... a culpa é só sua!
Vou te dizer a mesma coisa que disse ao meu filho na primeira vez em que ele depois de formado caiu na real...
Bem feito, quem mandou você não ter seguido o meu conselho de ser jogador de futebol... rsrsrs
Abs e parabéns pelo belo texto.

Related Posts with Thumbnails