Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de dezembro de 2008

Tempo passa, tempo vôa


Que a noção de tempo que temos é curta, isso a gente já sabe, mas me surpreendi com a explicação ao fato de 2009 começar com um segundo de atraso publicada na "Revista da Semana", da Editora Abril.
Em um segundo ocorre tanta coisa que é 'quase inimaginável a dimensão dos acontecimentos em 60 segundos' (redundância? Não. É questão de ênfase)! A rotação da terra está atrasada! Enquanto isso, a vida segue um cronômetro. Por que tanta preocupação com o tempo? Isso já virou cultura!
Quatro pessoas nascem, duas morrem, duas se conectam pela primeira vez à internet (espero que acessem o blog...hehehe), meio hectare de floresta é derrubado, tudo em, apenas, um segundo... Nesse segundo, enquanto eu dígito pouquissímos caracteres! É assustador.
Para que os relógios se adaptem a rotação mais lenta da terra, 2008 terá um segundo a mais. Geralmente, isso acontece na virada do ano ou em junho. Esse ajuste é chamado de "segundo bissexto" que, no caso, ocorre em um ano bissexto (2009) e o fará o mais longo desde 1992.
Mas da onde vem essa idéia? A resposta é simples. O International Earth Rotation and Reference System Service (IERS) é "o" responsável pela adição de um segundo ao ano.
O IERS, responsável por manter um padrão de tempo que substitui a antiga medida de hora de Greenwich, em 1972, é um consórcio realizado em Paris. Desde que tal padrão foi adotado, foram feitos 24 "ajustes no tempo" (se é que pode se dizer assim), sendo o útlimo em 2005. Vale ressaltar que acrescentar um segundo só pode ocorrer, no máximo, duas vezes por ano.
Segundo a revista NewsScientist, "a terra roda mais devagar devido a fricção das marés contra a superfície do globo" (publicado na Revista da Semana desse mês, edição 68).
O planeta "anda" mais devagar e como se comportam os habitantes dele? Uma possibilidade de reflexão... Dá até pra contestar que uma semana tem sete dias! rs
E o tempo?! Cada vez mai efêmero.

ps: postagem personalista, logo deixo a sugestão de leitura da Revista da Semana, não é publicidade não, vale a pena, interessante!

2 comentários:

uma leitora disse...

Em falar em tempo, mais um ano se foi... atrasado ou não, passou, e rápido!

Passei pra desejar boas festas pra vocês e seus leitores. Tudo de bom neste novo ano. Saúde, boas idéias!
E parabéns pelo ótimo blog! Conteúdo demais e o novo layout tá muito agradável de ler e navegar. Beijos.

Berenice

Unknown disse...

Como em pouco segundos refletimos historias de uma vida,os segundos são magicos,nós transporta ao passado,presente e nós faz voar para o futuro cheio de sonho....
Obrigado por me fazer voar....
Parabéns

Related Posts with Thumbnails