Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

29 de junho de 2008

Viajando em um portal, meu Kasato-Maru. Novembro/2003


Esse mês que estamos passando está sendo bem agitado nas comunidades japonesas aqui no Brasil, com muitas festas de comemoração do centenário da imigração. Com tudo isso, tenho conseguido publicar mais algumas vezes no Diário dos Campos. A primeira reportagem foi no dia 19/06 http://www.diariodoscampos.com.br/index.cfm?noticia_id=121241&secao_id=28&ver_edicao=7229 e a segunda foi no dia 21/06 http://www.diariodoscampos.com.br/index.cfm?noticia_id=121721&secao_id=28&ver_edicao=7231, mas como na história do incêndio, não tem por que eu ficar falando das reportagens aqui e sim vou relembrar uma história do ano de 2003, que foi quando eu entrei no Kasato-maru da minha vida e que muda os meus rumos até hoje. Vou descrever para vocês a minha viagem para o Japão (a primeira delas).Lembro que antes de ir para o Japão escrevi em um papel uma lista de 15 metas que eu deveria cumprir, quando olho para ela no meu caderno dá vontade de dar risada, mas elas descrevem bem como mudei 5 anos depois. Depois de despedir da mãe e da minha irmã, fui para o ônibus com minhas 2 malas de 32 quilos e meu violão velho. Logo que cheguei na minha poltrona, queria dormir, mas a companhias não deixaram. Tive a "sorte" de ter a companhia de um grupo feminino de hip-hop, que não parava de cantar e inventar rimas "incríveis". Na primeira parada, foi mais complicado ainda... Eu estava sossegado em um canto com a cabeça a mil, quando uma das negras style do grupo vem falar comigo:- E aí gatinho, tem um beck pra nóis aí? Respondi que não e ela voltou para as amigas delas com uma cara de decepção. Seguindo a viagem, lá pela altura de Florianópolis, entramos em um engarrafamento causado por um blecaute na ilha. O ônibus ficou parado no mesmo quilômetro por umas 5 horas. Realmente eu vi que estava com muita sorte mesmo, e dá-lhe hip-hop ao vivo para eu escutar... Bem, a primeira viagem que era para ter durado dezesseis horas, acabou durando 22.
Eu tinha que encontrar com o cara da agência na rodoviária de São Paulo, mas quando eu cheguei... Não tinha ninguém lá. Já estava nervoso e com fome, então liguei para a agência e eles falaram que iriam chegar logo e que o atraso do ônibus atrapalhou tudo. O vôo ia ser naquele dia às 7 da noite e já era meio-dia, ou seja, eu não teria tempo para fazer muita coisa. Para ajudar, o cara que veio me buscar tinha esquecido a chave do carro dele no contato (no local da ignição), ficamos sem poder entrar no carro e ainda começou a chover. Depois de algum tempo, chegou um chaveiro e destrancou o carro do cara. Enfim, depois disso pude tomar um banho em um hotel, por que eu não estava cheirando a flores naquele instante e depois soube do roteiro de viagem.Eu iria pegar um avião São Paulo-Paris e iria ficar por 12 horas na cidade-luz, depois iria para Seul na Coréia do Sul e ia ficar mais 3 horas e finalmente chegaria ao Japão. Achei um barato, ia poder dar altas voltas em Paris e tudo mais. Só eu tinha esquecido que não tinha um centavo no bolso, mas isso era detalhe.
Chegando a hora de entrar no avião, me deu uma vontade de não ir embora... E se o avião cai, pensava eu. Para ajudar a ficar pior tinha um menino perguntando para o pai dele tranquilamente: - Papai, e se o avião cair, o que acontece? Deu vontade de responder para o moleque: - SE O AVIÃO CAI VOCÊ MORRE! O avião não caiu, mas decolou... Não vou esquecer a minha primeira experiência com o avião decolando, principalmente quando alcançou o ângulo de uns 150 graus, e o mais estranho que ninguém gritava, mas que eu vi umas dez pessoas se lembrando de Deus e rezando (me incluía nessa contagem). Nesse instante eu dei uma olhada muito carinhosa para um saquinho de papel que estava perto de mim e segurei na mão, mas não vomitei, ufa!Depois da decolagem, só alegria!O avião estava quase vazio, dormi bastante e conversei com uma francesa que tinha cara de atriz. Conversei é exagero, na verdade aprendi que merci bocú (que palavrinha!) é muito obrigado e outras palavras que não consegui memorizar. A comida também era magnífica, estava me sentido tão bem, que por mim o avião nem precisaria pousar. Bem, pelo menos o pouso foi bem mais suave o que a decolagem.
Pronto, cheguei a Paris as 8 da manhã no horário local e estava muito frio, uns -2 graus. Lá encontrei vários dekasseguis que também iriam para o Japão e nos reunimos em um grupo. Depois de um tempo (umas 2 horas) resolvi dar uma volta pelo aeroporto, já que de lá não conseguiria sair. Caminhando por lá, percebi que realmente as pessoas de lá são incríveis. É estranho, mas tudo que os franceses fazem tinha estilo, até a moça que estava varrendo, parecia o fazer em um ritmo coordenado e suave, sem contar o famoso olhar "França", que é fabuloso. Pessoas que possuem esse olhar têm grandes chances de dominar o mundo. Como não tinha muito que fazer por lá, resolvi caminhar por todos os lados do aeroporto, participei de um protesto de metroviários, eu vi a passeata e fui atrás do povo, gritando liberté, egalité, fraternité. Senti-me quase na revolução Francesa, mas depois de um tempo me cansei de ir atrás do bloco do protesto.
Voltei para onde estavam os brasileiros e ataquei uns pacotes de bolacha que eu tinha na mochila, até uma família que também iria para o Japão me chamar para comer e me pagar o almoço. Fiquei abismado, mas naquele instante eu estava conhecendo a solidariedade que os brasileiros têm no exterior. Fui muito ajudado no Japão e também ajudei muita gente, gostaria que aqui as coisas também fossem dessa forma. No troco do almoço, sobrou uma moedinha de 10 cent. de Euro, que virou minha moeda da sorte.
Chegava a hora de ir ao outro avião, agora o rumo era a Coréia. As coisas se complicariam para eu entender o idioma, pois os principais idiomas eram o coreano e o japonês (naquela época eu só sabia falar Arigatô, e com pronúncia errada). Na hora da comida o prato era um tal de Bibimbap. Fui ver o que era, achei a comida muito estranha, até hoje não sei dizer o que era, mas pelo menos tinha um queijinho em um prato separado que me aliviaria a fome. Pena que o "queijo" era é um pedaço de nabo cru. Pelo menos depois disto fiquei sem fome. Na Coréia fiquei mais três horas, mas aí já não tinha forças e nem paciência para andar pelo local, só acabei passando por uma exposição de carros que pareciam ser de outro mundo, mas naquele momento as informações já não eram mais assimiladas. Horas depois, estava no Japão.
Saí da minha casa no domingo de manhã e cheguei ao destino na quinta à noite, com certeza foi bem mais fácil do que as viagens que imigrantes faziam no começo do século passado e duravam meses, mas o sentimento era o mesmo. Vida nova em um lugar novo, com um idioma totalmente diferente, sem conhecer ninguém e pronto para novas aventuras, mas estas já são outras histórias...
Viva o centenário da imigração japonesa no Brasil. Yoshi!

21 de junho de 2008

Discos mais vendidos no Brasil e no mundo.


Estou colocando a lista dos 20 discos mais vendidos em toda história e a lista com os 10 mais vendidos do Brasil em todos os tempos. Como todas as listas desta magnitude, esta classificação está sensível à falhas. Aliás, ótimo seria se realmente alguns nomes estivessem fora destas listas, principalmente se tratando da lista do brasileira de discos mais vendidos.

No ranking mundial não há muitas surpresas, o disco mais vendido é Thriller de Michael Jackson. Sem discutirmos a qualidade da música é inegável que Michael Jackson foi um fenônemo de vendas. O que pode ser considerado surpresa é a ausência de nomes como Madonna, Rolling Stones e Nirvana, que sempre estiveram nos rankings de músicas mais executadas na história.

Outro fenômeno que podemos observar é que todos os discos mais vendidos da história do Brasil foram lançados até 1998 e os Cds piratas não são contabilizados, mais ou menos por esta época aumentou a venda de Cds copiados ilegalmente em nosso país. Se contabilizassemos os Cds piratas, o Cd do furacão 2000 ou o da banda Calipso provavelmente estariam na lista dos mais vendidos, mas se tratando de Cds vendidos no Brasil, a voz do povo é a voz de Deus (ou não).



Discos mais vendidos em todos os tempos
  • 01-Michael Jackson - Thriller-Epic - 1983
  • 02-Eagles - Their Greatest Hits 1971-1975-Asylum - 1976
  • 03-Led Zeppelin - Led Zeppelin IV-Atlantic - 1971
  • 04-Pink Floyd - The Dark Side Of The Moon-Harvest - 1973
  • 05-Fleetwood Mac - Rumours-Warner Bros. - 1977
  • 06-Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band-Parlophone / Capitol - 1967
  • 07-AC/DC - Back In Black-Atlantic - 1980
  • 08-Soundtrack - Saturday Night Fever-RSO - 1978
  • 09-Shania Twain - Come On Over-Mercury - 1997
  • 10-Alanis Morissette - Jagged Little Pill-Maverick / Sire - 1995
  • 11-Eagles - Hotel California-Asylum - 1976
  • 12-Soundtrack - The Bodyguard-Arista - 1992
  • 13-Beatles - Abbey Road-Apple - 1969
  • 14-Meat Loaf - Bat Out Of Hell-Epic - 1978
  • 15-Beatles - 1-Apple - 2000
  • 16-Guns'n Roses - Appetite For Destruction-Geffen - 1988
  • 17-U2 - The Joshua Tree-Island - 1987
  • 18-Metallica - Metallica-Elektra / Vertigo - 1991
  • 19-Pink Floyd - The Wall-Columbia - 1979
  • 20-Santana - Supernatural-Arista - 1999


Discos mais vendidos no Brasil

  • 01. Músicas para Louvar o Senhor - Padre Marcelo Rossi - 1998 - 3.328.468 cópias
  • 02. Xou da Xuxa 3 - Xuxa - 1988 - 3.216.000
  • 03. Leandro & Leonardo - Leandro & Leonardo - 1990 - 3.145.814
  • 04. Só pra Contrariar - Só pra Contrariar - 1997 - 2.984.384
  • 05. 4º Xou da Xuxa - Xuxa - 1989 - 2.920.000
  • 06. Xegundo Xou da Xuxa - Xuxa - 1987 - 2.754.000
  • 07. Um Sonhador - Leandro & Leonardo - 1998 - 2.732.735
  • 08. Xou da Xuxa - Xuxa - 1986 - 2.689.000
  • 09. Mamonas Assassinas - Mamonas Assassinas - 1995 - 2.468.830
  • 10. Terra Samba ao Vivo e a Cores - Terra Samba - 1998 - 2.450.411


15 de junho de 2008

Os info-Ases




Como tinha dito, a temática desse Blog é colocar uma história para cada estatística.Para inaugurar, estou colocando algo que aconteceu muito recentemente,para ser mais exato nesta semana que passou.A foto que está ao lado é de um incêndio que ocorreu perto da UEPG, só que mais do que isto,representou a primeira reportagem da carreira,não só minha como de 6 colegas.É isso ai Fernanda, Felipe, Fran, Natan e Rebeca;no primeiro ano e publicando.
O que eu vou escrever não vai ser nada sobre a reportagem e o triste acontecimento que aconteceu(isto vocês podem conferir no link
http://www.diariodoscampos.com.br/index.cfm?ver_edicao=7221&noticia_id=118679&secao_id=25) e sim contarei como o acaso pode colaborar para direcionar as pessoas à situações interessantes e dar oportunidades para elas,basta aproveitá-las.
Bem,aconteceu na terça-feira dia 11/06, nesse dia tinha uma palestra sobre agronegócio e comunicação, assunto interessante,mas o que eles falavam estava começando a ficar repetitivo. Então, o grupo acima citado resolveu sair da palestra e ficou no pátio da universidade,tomando um sol.Eu acabei encontrando o pessoal e fiquei por lá,falando sobre música e olhando o famoso truco da galera. Foi aí que aconteceu...
Passa um carro de bombeiros em toda velocidade e ao mesmo tempo,percebemos que há muita fumaça no ar.Como diz Felipe: Onde há fumaça,há fogo! É estranha a reação do ser humano em situações como esta,saímos correndo para conferir o que aconteceu e lá estava a casa de madeira pegando fogo. Fernanda e eu estávamos com celulares e não sei por qual motivo tiramos fotos(que nos custou muitas tossidas com a fumaça do incêndio), eu só sei que em instantes assim a adrenalina fica lá no alto.Logo,chegaram os veículos de comunicação, TV Globo, TV Cultura e os três jornais da cidade estavam lá, mas a essa altura o incêndio estava sendo controlado.Para o bem de todos,a perda foi apenas material e quando fotógrafos e câmeras chegaram o fogo já tinha sido controlado. Aí olhei as minhas fotos e mostrei aos colegas, literalmente tínhamos fogo nas mãos,só precisávamos utilizar isto da melhor maneira possível.
Enquanto eu ia para casa catar um cartão de telefone(o pobreza) para ligar aos jornais da cidade, os colegas ficaram no local do ocorrido e naturalmente as pessoas que estavam lá já tinham criado 37 versões para o que aconteceu. Voltei ao local e a imprensa já tinha ido embora,afinal captara o que precisava para uma reportagem básica e só nesse instante é que a dona da casa apareceu.Bem, o estado da moça era terrível, só chorava.Eu entrei na casa para conferir o ocorrido. Realmente a cena de algo destruído daquela forma não é das melhores de se ver, o mais irônico é como pela TV as coisas não tocam as pessoas,afinal as reportagens são sempre tão impessoais e "imparciais". Ninguém tinha conseguido falar com a dona da casa até aquele instante e eu conversei,após isto resolvemos que iríamos ligar para os jornais da cidade para dizer que tínhamos foto que poderiam ser até capa do jornal.
Todos ficaram de retornar, mas já não tínhamos muitas expectativas. O telefone acabou tocando no meio da sala de aula e foi um alvoroço, saímos como um bando de loucos da sala e atendemos. O diário dos campos estava interessado nas fotos e nesse instante aproveitei para tentar passar a reportagem para eles. Não tínhamos nem sim nem não como resposta, apenas deveríamos ir até a redação e levar as tais fotos. Resolvemos escrever uma matéria e escrevemos, ficou bom, mas nada era certo ainda. Chegando no jornal, nós estávamos com o moral lá no alto e fotógrafo de lá nos recebeu. Infelizmente ele disse que a reportagem era com outro departamento e o responsável estava na rua. Só a foto seria publicada, eu já estava feliz por mim apenas, meu espírito de equipe me deixou chateado pelos colegas,mas conseguimos nos recuperar da situação.
Ficamos em uma praça falando sobre a vida quando surpreendentemente o telefone tocou novamente, era o cara do jornal querendo pegar um depoimento nosso como testemunhas. Foi então que eu disse a ele que já tinha reportagem pronta e ele deu uma titubeada,ia pensar,afinal nunca se publicara uma reportagem feita inteiramente por estudantes,apenas artigos. Ele voltou a ligar e disse que apenas tínhamos que digitar,havíamos conseguido. Na praça mais uma vez estávamos como loucos, pulando, gritando e se abraçando... foi uma das melhores sensações dos últimos tempos, meu nome ia sair como criador de uma matéria. Corremos, digitamos e comemoramos com vinho barato.
No outro estava no jornal e no site do Diário dos Campos a nossa reportagem foi a mais visitada do dia, afinal não é todo dia que se pega fogo em uma casa aqui na cidade, mas também não é todo dia que estudantes publicam uma reportagem pelo puro amor ao jornalismo. Yoshi!

Ranking de universidades brasileiras


Salve minha gente!


Vou estrear o Blog com um Ranking muito polêmico e que pode ter muitas interpretações, afinal o ENADE com certeza não é o melhor parâmetro para se medir a qualidade do ensino no Brasil. Acredito que o MEC poderia dar benefícios aos alunos que conseguissem uma boa nota e não apenas ameaçar aqueles que se negam a fazer a prova com a não entrega do diploma;dessa forma talvez não tivéssemos tantos boicotes e consequentemente desvios de avaliação.

De qualquer forma,quando eu me perguntei quais são as melhores universidades,tive que recorrer ao ENADE,que merece ser melhorado,mas é a única forma de avaliação do ensino superior do Brasil.A nossa UEPG está em 27° posição, mas o curso de jornalismo é conceito 5.O Ranking foi feito baseado na porcentagem de cursos com a nota 5 na avaliação do ENADE publicada em 2007 e referente a 2006.




1 - Universidade Federal de Minas Gerais 80,00%

2 - Universidade Estadual de Montes de Claros 59,09%

3 - Universidade Federal de Juiz de Fora 57,14%

4 - Fundação Universidade Federal de Viçosa 56,52%

5 - Universidade Federal de São João Del Rei 53,84%

6 - Universidade Federal do Rio Grande do Sul 53,65%

7 - Universidade Federal de Santa Maria 51,28%

8 - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro 40,00%

9 - Universidade Federal de São Carlos 40,00%

10 - Universidade Federal de Ouro Preto 40,00%

11 - Universidade de Brasília 39,47%

12 - Universidade Federal do Rio de Janeiro 38,09%

13 - Universidade Federal de Uberlândia 36,66%

14 - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho35,29%

15 - Universidade Estadual de Feira de Santana 31,25%

16 - Universidade Federal do Espírito Santo 30,30%

17 - Universidade do Estado do Rio de Janeiro 29,72%

18 - Universidade Federal do Rio Grande do Norte 27,27%

19 - Universidade Federal do Paraná 27,02%

20 - Universidade Federal de Santa Catarina 26,31%

21 - Universidade Estadual de Londrina 25,00%

22 - Universidade Federal de Pelotas 23,07%

23 - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro 21,42%

24 - Universidade Estadual de Maringá 20,58%

25 - Universidade Federal Fluminense 19,56%

26 - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia 19,04%

27 - Universidade Estadual de Ponta Grossa 16,00%

28 - Universidade Estadual do Oeste do Paraná 15,90%

29 - Universidade do Estado da Bahia 15,68%

30 - Universidade Estadual do Centro Oeste 15,38%

31 - Universidade Federal do Ceará 15,15%

32 - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte 14,81%

33 - Universidade Federal da Bahia 13,15%

34 - Universidade Católica de Petrópolis 12,50%

35 - Universidade Federal de Goiás 12,24%

36 - Universidade Federal de Pernambuco 12,19%

37 - Fundação Universidade do Estado de Santa Catarina 11,76%

38 - Fundação Universidade Federal do Rio Grande 11,76%

39 - Universidade Estadual de Santa Cruz 10,52%

40 - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais 10,16%

41 - Universidade Cruzeiro do Sul 8,69%

42 - Universidade Presbiteriana Mackenzie 8,00%

43 - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul 7,93%

44 - Universidade Federal da Paraíba 7,89%

45 - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro 7,69%

46 - Universidade Federal do Maranhão 7,14%

47 - Universidade Federal de Sergipe 6,89%

48 - Universidade Federal do Piauí 6,66%

49 - Centro Universitário Univates 6,66%

50 - Pontifícia Universidade Católica do RS 6,66%

51 - Universidade de Pernambuco 6,45%

52 - Universidade Severino Sombra 6,25%

53 - Universidade Estadual do Maranhão 5,88%

54 - Universidade Federal de Roraima 5,88%

55 - Universidade Federal do Acre 5,88%

56 - Centro Universitário de Barra Mansa 5,88%

57 - Pontifícia Universidade Católica de Campinas 5,71%

58 - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais 5,55%

59 - Universidade Anhembi Morumbi 5,55%

60 - Centro Universitário de Belo Horizonte 5,26%

61 - Fundação Universidade Federal de Rondônia 5,26%

62 - Universidade Estadual do Piauí 4,87%

63 - Universidade do Estado do Pará 4,54%

64 - Universidade Federal de Mato Grosso 4,44%

65 - Universidade do Sagrado Coração 4,16%

66 - Universidade de Passo Fundo 4,00%

67 - Universidade de Fortaleza 3,84%

68 - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo 3,84%

69 - Universidade Federal de Campina Grande 3,70%

70 - Universidade de Ribeirão Preto 3,57%

71 - Universidade São Judas Tadeu 3,57%

72 - Universidade Estadual de Goiás 3,44%

73 - Universidade de Uberaba 3,44%

74 - Universidade Tuiuti do Paraná 3,44%

75 - Universidade do Vale do Rio dos Sinos 3,22%

76 - Universidade Estadual do Ceará 3,22%

77 - Universidade Federal de Alagoas 3,12%

78 - Universidade de Santa Cruz do Sul 2,94%

79 - Universidade do Oeste de Santa Catarina 2,43%

80 - Universidade de Caxias do Sul 1,96%

81 - Universidade Salgado de Oliveira 1,69%

82 - Universidade Paulista 0,63%


Veja mais:




Related Posts with Thumbnails