Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

27 de julho de 2008

Como viajar de trem pagando pouco!RS...

Olá pessoal, hoje serei breve, neste final de férias não para ficar perdendo muito tempo na frente do PC (principalmente se ele não é seu). Hoje vou contar um pequeno esquema feito pelas pessoas que andam de trem no Japão. com ele, é possível viajar por grandes distâncias e pagar um pequeno preço. Estou escrevendo especialmente para o Riam, o Felipe, o Paulo, a Grasi, o Luigi e para a Deda, ou seja, para todos aqueles que não estenderam como funciona este plano mirabolante.
No Japão as linhas férreas atravessam o país inteiro. É possível viajar de trem do norte até o sul da terra do sol nascente. A maioria das estações possuem catracas eletrônicas, que registram a entrada e saída de muitos passageiros todos os dias. O bilhete (comprado em máquinas) registra a estação no qual o bilhete foi comprado e a estação de destino. Para sair do trem na estação de destino, o passageiro passa por outra catraca que "verifica" se a passagem foi comprada corretamente. No interior dos trens, raramente há algum tipo de verificação ou fiscalização de passagens. Muitas pessoas se aproveitam desse excesso de mecanização no sistema e "burlam" o sistema dos trens, às vezes percorrendo o país inteiro e pagando apenas o preço de uma passagem local. Imagina só, é como você pagasse o preço de uma passagem para o outro lado da sua cidade e você chegasse no outro lado do Brasil.
Uma prática utilizada por muitos é a da "aminésia". O sujeito compra um bilhete para a estação vizinha apenas para passar pela catraca da estação que está embarcando e aí "perde" este ticket. Depois de seguir uma longa viagem, o espertalhão chega na estação de destino e fala para o fiscal da estação: "Kippu nakushita" (perdi o bilhete), e em seguida diz a estação que ele "subiu" (normalmente a estação de trem mais próxima do destino). Ex: para ir de Nagoya a Tokyo, normalmente se gastaria o equivalente a 60 dólares, mas a viagem pode ser feita gastando 2 dólares, se o passageiro comprar uma passagem até a primeira estação depois de Nagoya e quando chegar em Tokyo, dizer que subiu na última antes estação antes desta.
A segunda tática que pode ser utilizada é a "substituição" de bilhetes, ela serve apenas para quem faz viagens de ida e volta no mesmo dia. Seguindo o exemplo anterior, na volta para Nagoya, o espertinho do exemplo anterior pode utilizar o primeiro bilhete que ele comprou no dia para voltar para casa, descendo uma estação antes de casa, desta forma precisando comprar só mais um bilhete de 1 dólar. Resultado final: com a "aminésia" e a "substituição" uma viagem de 120 dólares, uma pessoa gastaria 3 dólares.
Bem, esse é um esquema teoricamente complicado e não é muito honroso de se fazer, por isso não aconselho nenhum dos brasileiros do Japão que me lêem tentar fazer. Só digo que nesse mundo existem pessoas mais rápidas que trem-bala. Yoshi!

BlogBlogs.Com.Br

Ranking de Blogs

20 de julho de 2008

Ranking de Clubes de futebol (por títulos e da CBF)

Exclusivo: Veja o ranking da CBF após o Brasileirão 2011
Veja a atualização do Ranking do Campeonato Brasileiro após o título do Corinthians em 2011
Veja uma outra ótica de ranking. 
Quem é o campeão dos campeões?


Olá pessoal, esta semana estou postando dois rankings sobre clubes de futebol do Brasil. O primeiro deles é o estranho Ranking "oficial" da CBF, que leva em conta resultados do campeonato brasileiro e copa do Brasil. O ranking da CBF é um pouco distorcido, por que leva mais em consideração resultados da copa do Brasil, que é uma competição teoricamente mais fácil que o campeonato Brasileiro. O ranking dá ao campeão brasileiro 60 pontos, 59 ao vice e assim sucessivamente. Já para o ganhador da copa do Brasil é dado 30 pontos, 20 ao vice, 10 aos semifinalistas, etc. 

Normalmente o clube que vence a copa do Brasil é o clube que mais conquista pontos no ano, como por exemplo em 2007, que Fluminense e Figueirense (campeão e vice da copa do Brasil) foram as equipes que mais pontuaram, com 87 e 68 pontos, respectivamente. Já o São Paulo, campeão brasileiro, fez apenas 60 pontos, pois não disputou a copa do Brasil. Como opinião pessoal, acredito que este ranking não privilegia os times mais títulos no Brasil.

O segundo Ranking é o da revista PLACAR, que leva em conta todos os títulos ganhos pelos clubes brasileiros, dando mais peso às competições internacionais como o mundial de clubes e a taça libertadores, mas não atribuindo pontuação aos vice-campeões ou outros colocados de quaisquer competições. Quem ganha o mundial leva 25 pontos, libertadores 20, campeonato brasileiro 15, copa do Brasil 12.

O Grêmio, por grandes campanhas na copa do Brasil é o primeiro colocado no ranking da CBF e o São Paulo por ter mais títulos internacionais é o primeiro colocado no ranking da PLACAR. Yoshi!

  • Ranking CBF
Grêmio RS 1978 Pontos
Corinthians SP 1938
3º Vasco da Gama RJ 1928
4º Flamengo RJ 1918
5º São Paulo SP 1879
6º Atlético Mineiro MG 1868
7º Palmeiras SP 1840
8º Internacional RS 1803
9º Cruzeiro MG 1776
10º Santos SP 1649
11º Fluminense RJ 1561
12º Botafogo RJ 1503
13º Guarani SP 1409
14º Goiás GO 1367
15º Coritiba PR 1365
16º Sport PE 1342
17º Portuguesa SP 1284
18º Bahia BA 1255
19º Atlético Paranaense PR 1221
20º Vitória BA 1185
21º Santa Cruz PE 1132
22º Náutico PE 1084
23º Paraná PR 978
24º Ponte Preta SP 947
25º Ceará CE 936
26º Remo PA 848
27º Juventude RS 803
28º Criciúma SC 659
29º Fortaleza CE 658
30º América de Natal RN 651

  • Ranking PLACAR
1º São Paulo SP 357 Pontos
2º Flamengo RJ 336
3º Santos SP 324
4º Palmeiras SP 309
Grêmio RS 290
Corinthians SP 279
7º Cruzeiro MG 279
8º Vasco da Gama RJ 254
9º Internacional RS 250
10º Fluminense RJ 231
11º Atlético Mineiro MG 188
12º Bahia BA 164
13º Botafogo RJ 158
14º Sport PE 141
15º Coritiba PR 114
16º Paysandu PA 96
17º Remo PA 83
18º Atlético Paranaense PR 81
19º Vitória BA 78
20º Fortaleza CE 76
21º Ceará CE 72
22º Santa Cruz PE 72
23º América Mineiro MG 67
24º Paulistano SP 66
25º Náutico PE 63
26º Goiás GO 57
27º ABC RN 49
28º América-RJ RJ 42
29º Nacional-AM AM 40
30º CSA AL 36

12 de julho de 2008

A matéria que não foi publicada





Férias são maravilhosas, esquecemos de todo o estresse de cobranças no trabalho, na faculdade e também aproveitamos o tempo para ver (e rever) lugares e pessoas no qual gostamos, :). Hoje colocarei o conteúdo da matéria que era para ser publicada no Diário dos Campos no último domingo, dia 6. Seria a última matéria sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil, mas acredito que não foi publicado porque o tema já estava extremamente batido e já havia passado o mês de comemorações. Enfim não estou aqui para julgar o mérito da questão, mas digo que foi bem interessante trabalhar nessa reportagem e seria um crime jogá-la na lata de lixo. Descobri mais sobre a cultura japonesa neste mês que passou, também acabei conhecendo pessoas interessantes que serviram de fonte para minhas matérias, além de ter entrado de graça em um evento que o ingresso custava 30 reais apenas falando que era da imprensa (esse tipo de coisa vicia). As fotos que vou publicar são das minhas amigas Cláudia, que também entrou na faixa no dia do evento e Tiemi que foi na comemoração em São Paulo. Sem mais divagações, vamos ao assunto:




Festas dos 100 anos de imigração japonesa divulgam cultura japonesa em nosso país.
Mês de Junho foi marcado por diversas festas de integração entre Brasil e Japão.

Este ano em que se comemora o centenário de imigração japonesa no Brasil está sendo marcado por diversas celebrações em muitos estados do nosso país. O ápice dessas comemorações aconteceu na semana do último dia 18, data em que se completou 100 anos que o navio Kasato-maru chegou ao porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes japoneses ao Brasil. Exatamente neste dia, o príncipe-herdeiro do trono japonês, Naruhito, chegou ao nosso país para participar das festividades do centenário, que estão servindo para as associações culturais nipo-brasileiras difundir a tradicional cultura milenar japonesa em nossa terra.
Em São Paulo, nos últimos dias 21 e 22, ocorreu no sambódromo do Anhembi uma das maiores festas comemorativas do centenário. O evento, mesmo com o mal tempo, contou com a presença de aproximadamente 25 mil pessoas em cada dia, além de mobilizar 19 mil participantes voluntários, que fizeram diversos tipos de apresentações musicais, de dança, artes marciais e ginástica rítmica japonesa. O auge da celebração foi o desfile em carro fechado de Naruhito, diante de uma platéia que acolheu respeitosamente o futuro imperador japonês. Muitas pessoas se emocionaram com o evento, “Ter a oportunidade de participar de um evento tão grandioso, sentir a força de nossa cultura e o esforço de crianças e idosos para se apresentarem debaixo de chuva, com muita força de vontade é emocionante. Nunca vou esquecer que eu fiz parte dessa história de 100 anos”, diz Tatiana Tiemi, de 24 anos, neta de japoneses e que viajou 100 quilômetros para poder presenciar os dois dias de comemorações no sambódromo. Este evento foi apresentado ao vivo para todo o Japão através da Televisão estatal japonesa (NHK).
O príncipe também marcou presença no Paraná, nas cidades de Maringá, Rolândia e Londrina, que têm grandes colônias de imigrantes japoneses. Em Londrina, Naruhito participou da solenidade de inauguração da Praça Tomi Nacagawa, nome dado em homenagem à última sobrevivente do navio Kasato-Maru, que morava em Londrina e faleceu em 2006. No evento, o príncipe quebrou o protocolo e cumprimentou com um aperto de mão, um imigrante japonês, que mora há 80 anos no Brasil. Esta solenidade fez parte do festival Imin 100, que também contou com diversas apresentações artísticas e pratos típicos da culinária japonesa, durante os dias 18 e 22 de Junho. “O Imin 100 foi perfeito, muito bem organizado, a abertura foi muito linda, adorei me sentir no Japão, ainda mais que eu sou apaixonada por cultura japonesa”, disse Jessica Brianezi, 15 anos, estudante, que presenciou o evento londrinense. Jéssica não é descendente, mas acha os japoneses lindos. “Aqueles olhinhos puxados me encantam, além de eles serem muito charmosos e elegantes com aquele jeitinho oriental que só eles têm”.
Ponta Grossa também participou do circuito de eventos do centenário de imigração japonesa com diversos eventos organizados pela Associação Cultural Nipo-Brasileira de Ponta Grossa. Para Fernando Horie, presidente da Associação, eventos como o Ponta Grossa Matsuri (festival) ou a vinda do grupo japonês Wabunka (ocorrido no dia 27/06) tem sido uma vitória da comunidade nipônica da cidade. “O evento do Wabunka, por exemplo, foi uma luta nossa. Necessitamos de meses de negociações para termos condições de trazer este grupo para Ponta Grossa, pois inicialmente eles só iriam apresentar-se no norte do estado. Esses eventos do centenário de imigração estão servindo para melhor integração dos brasileiros com a cultura japonesa”.
O Matsuri, ocorrido nos dias 14 e 15 de junho, no parque ambiental, foi um evento gratuito que serviu para integrar a população ponta-grossense com a cultura japonesa. Segundo organizadores, nos dois dias de evento, circularam pelo parque ambiental cerca de 20 mil pessoas, que assistiram as apresentações artísticas de dança e Taiko(instrumento de percussão tradicional japonês), além de terem a oportunidade de provar pratos típicos e ver exposições de roupas típicas orientais. Para Franciele Silva, 20 anos, estudante de biologia da UEPG, o evento pode servir para impulsionar a vinda de artistas japoneses ao Brasil: “Eu observava pessoas que nunca tiveram contato com a cultura japonesa até então e ficavam deslumbradas com tudo que viam, talvez a partir de agora, as pessoas se interessem mais por eventos orientais e eles possam acontecer com mais freqüência, espero que estes eventos não fiquem só no ano do centenário”. Apesar de não ser descendente, Franciele inclusive sabe algumas palavras em japonês: “Eu sei o básico, só não sei falar mais, por que não tenho muito tempo para estudar japonês por causa da Universidade”.
O Grupo de Taiko de Ponta Grossa tem conseguido destaque nesse ano de centenário. O grupo conta em sua maioria com integrantes descendentes e tem entre seus artistas, crianças de até 4 anos de idade. Eles se apresentaram em várias cidades do Paraná, tocando inclusive para o príncipe-herdeiro Naruhito. Para Guilherme Boito, 18 anos, foi uma das maiores emoções de sua vida, “se apresentar para o príncipe foi gratificante, não tenho nem palavras para descrever tanta emoção”. Guilherme é um dos raros não descendentes do grupo. Ele namora um descendente de japoneses. Todas estas histórias de japoneses, descendentes e apreciadores da cultura japonesa mostram a integração entre Brasil e Japão. Seja em nível nacional ou regional, o centenário da imigração japonesa no Brasil teve diversas comemorações que vão ficar na memória de todos que há cem anos constroem esta história de amizade entre esses dois povos irmãos.



Obrigado a todos que colaboraram comigo no texto, valeu galera! Yoshi!





5 de julho de 2008

Expectativa de vida... Países e pessoas

Esta semana o assunto é longevidade. O Japão (e não é puxação de saco!) é o país que tem a maior expectativa de vida no mundo segundo a ONU. Na terra do sol nascente, as pessoas vivem em média 82,6 anos. O Brasil, que aumentou sua expectativa de vida nos últimos anos, figura na 92º posição. Entre as regiões brasileiras, o sul tem a maior expectativa de vida, com 74,2 anos de idade, enquanto o nordeste tem a menor, com 69 anos. Os países africanos têm as piores expectativas de vida do mundo, sendo a Suazilândia país com a menor média de vida do mundo, com 39 anos de idade.
Entre as pessoas mais velhas da história, a francesa Jeanne Calment, que faleceu em 1995 com 122 anos e 195 dias, foi a pessoa mais velha registrada na história. A brasileira Maria Olívia da Silva alega ter nascido em 1880, mas não tem registro de nascimento, portanto não pode comprovar que tem 128 anos. Oficialmente, a pessoa viva mais velha do mundo hoje é a americana Edna Parker, que tem 115 anos.
A grande maioria das pessoas mais velhas do mundo é do sexo feminino (aposto que elas não lutam por igualdade neste quesito) e viveram ou vivem em países desenvolvidos. Sinal que no terceiro mundo não só se vive com menos, mas também se vive menos.
  • Expectativa de vida :países (anos):
1 Japão-82,6
2 Hong Kong (R.P.China)-82,2
3 Islândia-81,8
4 Suíça-81,7
5 Austrália-81,2
6 Espanha-80,9
7 Suécia-80,9
8 Israel-80,7
9 Macau (R.P.China)-80,7
10 França-80,7
11 Canadá-80,7
12 Itália-80,5
13 Nova Zelândia-80,2
14 Noruega-80,2
15 Singapura (Cingapura)-80,0
16 Áustria-79,8
17 Países Baixos-79,8
18 Martinica-79,5
19 Grécia-79,5
20 Bélgica-79,4
21 Malta-79,4
22 Reino Unido-79,4
23 Alemanha-79,4
24 Ilhas Virgens Americanas-79,4
25 Finlândia-79,3
26 Guadalupe-79,2
27 Ilhas do Canal (Jersey e Guernsey)-79,0
28 Chipre-79,0
29 República da Irlanda-78,9
30 Costa Rica-78,8
31 Porto Rico (EUA)-78,7
32 Luxemburgo-78,7
33 Emirados Árabes Unidos-78,7
34 Coreia do Sul-78,6
35 Chile-78,6
36 Dinamarca-78,3
37 Cuba-78,3
38 Estados Unidos-78,2
39 Portugal-78,1
40 Eslovénia-77,9
41 Kuwait-77,6
42 Barbados-77,3
43 Brunei-77,1
44 República Checa-76,5
45 Reunião-76,4
46 Albânia-76,4
47 Uruguai-76,4
48 México-76,2
49 Belize-76,1
50 Nova Caledônia (França)-76,1
...
92 Brasil-72,4
...
186 Libéria-45,7
187 República Centro-Africana-44,7
188 Afeganistão-43,8
189 Vietnã/Vietname-43,5
190 Angola-42,7
191 Lesoto-42,6
192 Serra Leoa-42,6
193 Zâmbia-42,4
194 Moçambique-42,1
195 Suazilândia-39,6 .
  • Pessoas mais velhas do mundo:
1 Jeanne Calment 1875-1997 122 anos 164 dias,França
2 Shigechiyo Izumi 1865-1986 120 anos 237 dias,Japão
3 Sarah Knauss 1880-1999 119 anos 97 dias, Estados Unidos
4 Lucy Hannah 1875-1993 117 anos 248 dias, Estados Unidos
5 Marie-Louise Meilleur 1880-1998 117 anos 230 dias 42.963,Canadá
6 María Capovilla 1889-2006 116 anos 347 dias, Equador
7 Tane Ikai 1879-1995 116 anos 175 dias,Japão
8 Elizabeth Bolden 1890-2006 116 anos 118 dias, Estados Unidos
9 Carrie C. White 1874-1991 116 anos 88 dias, Estados Unidos
10 Kamato Hongo 1887-2003 116 anos 45 dias, Japão
Related Posts with Thumbnails