Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

7 de março de 2009

Documentário Terráqueos (Earthlings) – Uma das maiores propagandas pró-animais do mundo


Cenas de animais sendo mortos com crueldade, trilha sonora emocionante e fortes críticas à sociedade contemporânea é a tônica do documentário Terráqueos, feito por Shaun Monson. O documentário prega que depois do direito de igualdade dos negros e das mulheres, seria necessária a luta pela igualdade do direito dos animais, afinal somos todos terráqueos. Terráqueos é narrado por Joaquin Phoenix (ator que trabalhou em O Gladiador e foi indicado ao Oscar) e tem a trilha sonora feita pelo músico Moby.

Monson se apoiou em muitas técnicas que são utilizadas na publicidade (inclusive pelos comerciantes de “produtos e serviços” feitos com a vida dos animais) para emocionar, chocar e conscientizar o expectador de Terráqueos. Ele dividiu o documentário em cinco partes que retratam o que os humanos fazem com os animais para obter lucro:

1) A comercialização e serialização dos animais de estimação, que acarretam em cachorros e gatos na rua e inevitavelmente sendo sacrificados (às vezes com pauladas, tiros e na câmara de gás) para limpeza urbana;

2) A Industrialização da carne, onde são mostradas as condições de vida e de morte no qual passam os animais, além das más condições de higiene dos abatedouros;

3) A utilização do couro para roupas. Particularmente é a parte que mais me revoltou do documentário;

4) A indústria do entretenimento animal, onde são mostradas touradas, circos, pesca esportiva, entre outros “esportes”. Aqui no H&R vocês podem conferir uma reportagem sobre essa indústria do entretenimento: Rinha de galos combatentes - Briga de galos

5) O uso dos animais como experimentos científicos, no qual sofrem com mutações genéticas, indução de doenças e teste de vacinas.

O documentário é conceitual e tem forte apelo emocional. Muitas pessoas não conseguiram assisti-lo até o final, pois as cenas de animais mortos em abatedouros são fortíssimas e ao mesmo em que o expectador assiste a elas, o narrador as coloca como a pura realidade. Para Monson, a solução para mudar essa realidade é acabar com todas as formas de utilização dos animais como bens de consumo. As cenas gravadas e mostradas em Earthlings são na sua maioria filmadas com câmeras escondidas.

Por ser um documentário basicamente narrativo, o maior defeito de Terráqueos é a falta de depoimentos. A explicação do uso de animais para a ciência é fundamentada basicamente em palavras do narrador, por exemplo. Talvez até mesmo a explicação de um fazendeiro de porque mata animais para vender carne daria mais fundamento ainda para as críticas de Monson ao comportamento humano.

De qualquer forma, o filme é indispensável para quem deseja refletir sobre o papel humano na Terra e apesar de eventuais falhas é convincente. Afinal, com a sociedade pró-consumo que há hoje em dia, é praticamente impossível alguém ter uma iniciativa como a de Terráqueos, que prega o não-consumo de produtos e serviços, com o simples argumento de que é melhor para o mundo.

Como nunca vai passar em canal algum de TV. Disponibilizo o download do documentário no link abaixo:

Terráqueos - 700mb
Legendas

E tentem comer um filé suculento depois que assistirem. YOSHI!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails