Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de abril de 2010

Tatuagens Steampunk: a transformação do homem em máquina

A transformação da pele humana em máquina com uma tatuagem que se funde ao corpo. Tudo isso lembrando o futuro maravilhoso escrito por Júlio Verne há mais de 100 anos. Este é o estilo das tatuagens com arte baseada no Steampunk, movimento de ficção científica inspirado na literatura da era Vitoriana e que ganhou fama no final dos anos 80.

As tatuagens Steampunk sempre lembram o futuro e o passado. Na verdade lembra a forma que artistas do século XIX imaginavam o futuro. O resultado disto é uma arte quase surreal para quem vive na era contemporânea. As tatuagens são tão belas que se tem a impressão que realmente algumas partes do corpo estão passando por uma metamorfose.

Vale lembrar que toda esta “transformação” do homem em máquina é feita de uma forma natural. Como o movimento Steampunk é baseado em ficção científica de antes de 1900, as tatuagens não têm nenhum elemento eletrônico. Esqueçam os chips de computador. O máximo de tecnologia utilizada são elegantes relógio e engrenagens. Estes itens torna o estilo das tatuagens mais elegantes ainda.

Asas também são extremamente usadas nas tatuagens do gênero. Obviamente, o modelo de asas Steampunk não é o tradicional. As asas que se fundem ao corpo não transformam a pessoa que usa a tatuagem em um anjo e sim em um charmoso construto. Tal como nos sonhos futuristas de Verne e todos os poetas que deram inspiração ao movimento Steampunk.


Conheça o movimento Steampunk

Movido a todo vapor. Esta é a melhor definição de como caminha o movimento Steampunk. O movimento é um subgênero de ficção científica que aborda como era imaginado o futuro no final do Século XIX. Liderados pelo poeta francês Júlio Verne, a literatura científica da época descrevia carros, aviões e maravilhosas máquinas a vapor.

Apesar das previsões da época não terem sidos transformados em realidade, o Steampunk se transformou em um estilo. A moda Steampunk influenciou livros, filmes (como Van Helsing), músicas (como Nine Inch Nails), mangás e animes (como Full Metal Alchemist). O estilo de vestimenta se caracteriza com o uso de chapeis, espartilhos e outras roupas que eram usadas na era vitoriana.

O movimento está intimamente ligado ao RPG (Role Play Game) e está cada vez mais organizado. No Brasil existe inclusive um conselho Steampunk, que foi criado com o intuído de democratizar e divulgar o movimento no país. Esta é a prova do crescimento do estilo que consegue olhar para o passado com uma visão totalmente futurista da nossa existência.

Texto escrito para o blog Obvious em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails