Quem bate o olho na capa do O Portal consegue perceber qual é o tema central deste jornal. A capa (tal como o resto do jornal) dá grande destaque para a questão da política. Isto aconteceu nas edições #72 e #73 do jornal. A primeira delas destacou a visita do candidato José Serra a cidade de Ponta Grossa. Já a segunda deu destaque para as eleições do dia 31 de outubro e para a visita da senadora Gleisi Hoffmann em Ponta Grossa.
Se o conteúdo é político a forma não parece tão formal como os homens de terno que povoam a política brasileira. Os títulos são curtos e chamativos. Nas edições estudadas, os títulos eram os seguintes: “Colado no Richa” e “A democracia não é Pop”. Pode-se notar alto grau de linguagem coloquial nos títulos e também afirmações fortes. Os títulos do jornal estão em letras garrafais para quem quiser ler.
Esteticamente, a capa do jornal é muito bonita. A grande utilização de brancos deixa com um aspecto leve, mas não garante muita informação na primeira página. Ao contrário do que os jornais têm feito ultimamente, nas duas edições a principal foto do jornal se referia a grande manchete do veículo. Ou seja, havia uma foto de Serra na edição em que a manchete era com ele e um desenho de uma urna eletrônica na edição sobre eleições.
Este fator deixa a capa mais fácil de se entender do que em outros jornais, como os outros da cidade. Porém, acaba atrapalhando também no volume de conteúdo que é exposto ao primeiro olhar. Só para ter uma ideia, sete reportagens ilustravam a capa da edição #72 e oito a capa da edição #73. O que chama a atenção na edição #73 é que o próprio editorial está na capa. Isto revela que o jornal é forte na questão de opinião. Desde a primeira página.
Texto escrito para o blog Análise de Jornal em 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário