Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

8 de dezembro de 2010

O formato do jornal

O Portal é um jornal com formato diferente da maioria dos jornais do estado do Paraná. Em vez de utilizar o tradicional formato Standart (como por exemplo os outros jornais de Ponta Grossa, Diário dos Campos e Jornal da Manhã), o Portal surge com a proposta do formato Berliner, que também é chamado de Tabloide Germânico.

Não tão pequeno do que o (literalmente) quadrado tabloide, mas mais prático do que o formato dos “jornalões”, o formato berliner apresenta muitas vantagens em relação a leiturabilidade. Principalmente quando se faz a leitura do jornal em locais onde não há uma mesa para apoio.

Este item acaba deixando o jornal mais atrativo para alguns leitores, mas por outro lado O Portal acaba ficando escondido nas bancas de jornais e revistas. Isto acontece por que os jornais de formato Standart acabam chamando mais a atenção, já que com tamanho maior também podem colocar fotos maiores na capa.

Outro ponto que o formato Berliner acaba influenciando é no volume de conteúdos no jornal. Dificilmente existem páginas com mais de uma reportagem. Ou seja, o formato faz o assunto tratar de menos temas do que se fosse Standart (e obviamente tivesse o mesmo número de páginas).

Pesando os prós e os contras, a utilização do formato do O Portal é válida. Por se tratar de um jornal novo e com uma proposta diferente dos outros veículos impressos na cidade, inovar no formato é uma decisão louvável para quem deseja se destacar do que é comum. Mesmo que isto cause estranheza para leitores acostumados com outros tipos de jornais.

OBS: vale lembrar que existem lugares que os principais jornais são em formato Berliner, como no caso do Rio Grande do Sul. 

Texto escrito para o blog Análise de Jornal em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails