Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

23 de setembro de 2008

Um cara multimídia: "Deputado Paulo Maluf, é verdade que o senhor é corrupto?"



No dia 10 de novembro de 1959, nascia na cidade de Ituverava/SP, o rechonchudinho Marcelo Tristão Athayde de Souza. Porém, esse incorrigível santista amante da Fórmula 1 ficaria mais conhecido sob a abreviatura de seus três últimos nomes que ele usa até hoje como pseudônimo: Marcelo Tas (ou seria mais correto Marcelo TAS? Ou Marcelo T.A.S.?).
Esse cara ficou conhecido como um dos profissionais mais polivalentes da mídia brasileira: o sujeito é jornalista, ator, apresentador, roteirista, diretor, espírito-de-porco e mais uma porrada de coisas envolvendo comunicação, principalmente nas áreas radiofônica, televisiva e via Internet. E pasmem: o cara é formado em Engenharia. Civil ainda por cima (começado em 1978 e concluído em 1982). É meu amigo,e você achando que é dureza fazer Jornalismo. Imagina fazer jornalismo sendo formado em Engenharia Civil?
Segundo o próprio Tas, no primeiro ano conheceu o Ceviu jornal da Escola Politécnica da USP, onde ele estudava Engenharia Civil; o Ceviu era praticamente O Pasquim da USP. No seguno ano o Tas já entrou de colaborador do jornal e no terceiro já era o editor. Assim, ele ia na universidade só para ser editor, alegando que conseguiu se formar só por se o editor de um jornal, anarquista, mas bancado pelo Grêmio Politécnico.
Então ele se tornou um dos membros fundadores da “Olhar Eletrônico”, uma produtora de vídeo independente na época da renovação televisiva dos anos 80. Justamente nesses anos 80, durante a época da abertura política, ele criou seu personagem mais marcante: Ernesto Varela. Varela era um repórter fictício caracterizado pelos clássicos óculos vermelhos que ia a eventos fazer perguntas,digamos, indelicadas aos políticos (segundo Tas, perguntas que todos queriam fazem, mas ninguém tinha coragem e/ou cara-de-pau). A mais célebre de suas perguntas, que chegou a entrar pra história, foi a sua pergunta direta e sem rodeios para Paulo Maluf: “Muitas pessoas não gostam do senhor, dizem que o senhor é corrupto. É verdade isso, deputado? O senhor é corrupto?”. Os surpreso deputado virou as costas e deixou a sala. Segundo o próprio Tas, anos depois, suas entrevistas prediletas eram com o dito deputado e que desejava que os político fossem “transparentes” como ele: “O Maluf é de uma extrema cara-de-pau. Ele me trata muito bem, o que eu acho uma virtude dele. Falando sério, eu acho que o Maluf é um dos poucos político que é transparente. Afinal, ele não faz a menor questão de esconder. Ele fala de querer asfaltar a cidade inteira e os motoristas de táxi têm orgasmos! Se ele falar: 'Eu vou azulejar a Marginal!' o povo acredita! Ele até falava 'O fura-fila, o trem que vai levitar sobre a cidade' e o povo acreditava e elegia ele. Ele é um grande cara-de-pau sincero. Antes todos os políticos fossem assim”.
Outra famosa entrevista foi a que acabou em séria discussão com então deputado e dirigente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Nabi Abi Chedid, no bastidores da Copa de 86. Tas, interpretando Varela, marcou uma entrevista para tratar de futebol e enveredou por assuntos políticos envolvendo as denúncias de desvio de dinheiro contra o deputado, que passou a xingá-lo e chamá-lo de “mau brasileiro” no qual Tas perguntava “Mas todos os brasileiros que querem saber onde foi para o dinheiro são maus brasileiros, deputado?”.
Varela sempre era acompanhado por seu câmera o Valdeci, que na verdade era qualquer um que estive por trás das câmeras que era chamado por Varela de Valdeci; porém, o primeiro “Valdeci” e também quem ajudou a definir o personagem, foi o então desconhecido Fernando Meirelles, hoje o premiado diretor de Cidade de Deus e Ensaio sobre a cegueira. “Eu quis escolher o diretor de gravações [pra campanha de brinquedos Estrela (a qual ele estrelou por vários anos)] e foi uma briga porque eu queria um diretor que ninguém conhecia ainda e foi difícil fazer eles aceitarem. E hoje ele é o Fernando Meirelles, indicado ao Oscar e tudo o mais.”
Após transitar com Varela por várias redes de televisão, dentre elas TV Gazeta, TV Record, SBT, TV Manchete e MTV, ele foi pra Globo, onde por um tempo roteirizou e apresentou o Vídeo Show. Também roteirizou o piloto do Programa Legal, com apresentação de Luís Fernando Guimarães e Regina Casé; porém a Globo não gostou dos resultados do último e não lançou o programa oficialmente.
Depois disso ele foi pra TV Cultura, onde criou o revolucionário Vitrine, que analisava a mídia brasileira de maneira leve e descontraída e carrega o título de primeiro programa televisivo brasileiro a ter um blog. Depois, na Rede 21, iniciou o programa Saca-Rolha ao lado de Lobão e Mariana Werneck, que depois migraria para o Play TV.
Na próxima parte iremos ver o retorno de Tas para a TV Cultura e seu envolvimentos em programas infantis e educativos. Até.

8 comentários:

Unknown disse...

Quero propor parceria. Mande-me um e-mail para eurico2005@gmail.com . Somos amigos no diHIT . Meu blog é http://tabui.blogspot.com/

Anônimo disse...

Parabéns, texto muito bem escrito e o tema é interessantíssimo, não vejo a hora de ler a sequência da matéria, até chegar no CQC.
Vou indicar para meus amigos.
Até mais...

Plebe Rude e Ignara disse...

adoro o Tas, CQC E seu alter ego VARELA...


"post que os leitores virão"
meus blogs:
www.pleberudeeignara.blogspot.com
www.condominiopaulista.blogspot.com
www.davintedigital.blogspot.com

Anônimo disse...

Bela biografia rápida, meus parabéns!
Abraços

Fer Suguiama disse...

Jornalismo passou pra área de exatas? TExto interessantíssemo, Zanza! =D

Free and easy disse...

Muito bacana...ele é mesmo uma figura !!!

Anônimo disse...

Marcelo Tas é um dos mais brilhantes jornalistas que o Brasil já teve. Ele é original e não é de média, tem atitude. O blog dele também é um dos melhores que já vi. Parabéns pelo artigo. Abraços.

joao Assis disse...

Que texto maravilhoso,leve e descritivo,parabens pela qualidade.
Um grande abraço.

Related Posts with Thumbnails