Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

16 de maio de 2009

Cultura das ruas: Gari-poeta lança livro e realiza um sonho

A rotina de Marcelo Vieira é dura como a de muitos trabalhadores que têm a função de manter a cidade limpa. Há quatro anos ele trabalha como gari nas ruas próximas ao ponto azul em Ponta Grossa. Nada disso o impediu de realizar seu sonho. Nos horários de intervalo, Marcelo costuma escrever poesias sobre o universo que ele enxerga. Desses momentos de inspiração surgiu o livro de poemas “Minhas poesias. Um sonho realizado”, que será lançado no dia 31 de Maio.

A ideia de lançar o livro surgiu em um evento da classe. “O Marcelo declamou umas poesias nas comemorações do dia do Gari [16/05], em 2008. Vimos um talento nato nele e resolvemos investir”, diz Maria Donizete Alves, presidente do Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação (Siemaco) de Ponta Grossa, entidade que financia a obra. O gari-poeta tinha 15 versos na época. Hoje, tem 130 poesias escritas.


O poeta, que estudou até a quinta série, conta o que leva ele a escrever tantos poemas. “Minha fonte de inspiração é o universo que eu enxergo enquanto trabalho”, diz Marcelo. Ele relaciona suas duas funções: “Tanto os garis como os poetas tem que lidar com a insensibilidade das pessoas, que não lhe entendem e ainda poluem o mundo”. Seus versos falam das mais variadas temáticas, como família, religião e humor, através da visão de quem enxerga o mundo das próprias ruas.


O lançamento surpreendeu garis e escritores da cidade. “Esse livro é sinal que a gente busca por evolução, seja financeiramente como culturalmente”, diz Maria Frurstenberger, que trabalha há seis anos como gari. Para Josué Corrêa Fernandes, membro da Academia de Letras dos Campos Gerais, Marcelo é um guerreiro. “Em uma cidade que maltrata o artista como a nossa, muitos valores se perdem pela falta de incentivo dos órgãos públicos. Ele é peitudo e conseguiu vencer”, diz Fernandes.


Marcelo diz que o caso dele é inédito na cidade. “Eu pesquisei e sei que aqui em Ponta Grossa é a primeira vez que um gari se destaca no meio artístico”, fala o gari-poeta, que se orgulha desse título e já planeja um segundo livro de poesias. Donizete fala de casos similares no país. “Em São Paulo há uma banda de rock de garis e no Rio tem o Renato Sorriso, que samba no carnaval, mas isso realmente é algo raro”, diz Donizete.


O lançamento do dia 31 acontecerá no salão paroquial da igreja de Uvaranas. A tiragem do livro será de mil cópias e por ser um lançamento independente, será comercializado pelo próprio autor e pela Siemaco. Mais do que lançar um livro, o autor diz que fecha um ciclo. “Tenho uma filha de 18 anos e já trabalhei plantando árvores aqui em Ponta Grossa. Só faltava um livro mesmo”, fala Marcelo, um homem humilde que plantou uma árvore, escreveu um livro e teve um filho. YOSHI!

2 comentários:

seuluiz disse...

O Marcelo esta dando um belo exemplo para todos nós. Muitas vezes a veia artística de uma pessoa fica estancada, pois por qualquer motivo, teve que seguir outra profissão e acaba se esquecendo do seu dom. O Marcelo está provando que, mesmo sendo assim, tento força de vontade as oportunidades aparecem.

Abraços

IVO SINHORI JR disse...

SOU IVO SINHORI JR,SOU AMIGO DO GARI POETA,HÁ MAIS DE 25 ANOS,POR ISSO SEI DO POTENCIAL QUE ESSE AMIGÃO,TEM.TEMOS UM PROGRAMA DE RADIO,ENTITULADO,"0 SHOW DO POETA";TODOS OS SÁBADOS DÁS 16 ÁS 18 HRS;PELA RÁDIO CENTRAL DO PÁRANA;1460MHZ.AONDE JUNTAMOS À MÚSICA O HUMOR E A "P0ESIA".DURANTE À PROGRAMAÇÃO ATENDEMOS PEDIDOS DOS OUVINTES,O HUMOR FICA POR CONTA DO PERSSONAGEM,À "VèIA GENOVEVA",COM UM HUMOR SÁDIO,QUE VAI AGRADANDO DESDE AS CRIANÇAS ATÉ OS IDOSOS.TAMBEM TEMOS LÁ O MENINO LECO QUE NOS AUXILIA MUITO E O NOSSO QUERIDO OPERADOR DE SOM "MARQUINHOS ANDRADE' O VULGO "MACUQUINNHO" E "EU" O "IVO" POR ISSO NÃO DEIXEM DE NOS ESCUTAR TAMBEM PELA INTERNET:WWW.RÀDIO CENTRAL DO PARANÀ.COM.BR. LINKIN "SHOW DO POETA";OUÇA AGORA. EM DEZEMBRO,SE "DEUS" PERMITIR ESTARÁ SENDO LANÇADO O TERCEIRO LIVRO DO "GARI POETA" MARCELO VIEIRA. UM ABRAÇO À TODOS;ATÈ MAIS, "IVO".

Related Posts with Thumbnails