Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

20 de outubro de 2008

Namorar palavras é um dom (Isadora Camargo)

Várias idéias organizadas no dead line, mais uma vez. Pensei muito sobre o tema para iniciar a semana, pois durante ela temos uma gama de variedades... Mas aí não teve jeito, continuo na saga da linguagem, afinal é interessante viajar sobre as palavras!

A língua portuguesa é composta por cerca de 400 mil palavras. Sim, são infindáveis letras combinadas e carregadas de significado e usadas por nós, às vezes de maneira boa ou ruim, depende do estado de espírito de cada um, aliás, tudo depende... hehehe

Uma questão a se refletir é a de que as palavras conferem status! Não sei se isso é bom, porém acontece. Quantas e quantas vezes vemos algumas pessoas pronunciando sílabas inacabáveis, incomuns e que aos ouvidos soam diferentemente do que o dia-a-dia está habituado.

Por exemplo, acobilhar, que diga-se de passagem não é nem reconhecido pelo programa de texto do computador, é o mesmo que acolher, agasalhar. E o mesto? Mesto é aquilo que causa tristeza, nesse caso acho que até combina, porque convenhamos, ô palavra feia, e triste!!! Por aí vai o mar de palavras exóticas, desconhecidas e complicadas, mas que causam na mente das pessoas algo como atração pelo diferente, é como se as palavras agissem feito imã e, ainda por cima, remetem pompa!

Qual é a relevância de saber palavras difíceis?! Pode até ser bonito, elegante, mas e daí?! Na maioria das vezes parece prolixo, as situações devem ser representadas, reportadas de maneira mais simples possível, pois assim atinge um maior número de pessoas compreendendo diversos assuntos. Parece tão mais solidário, não acha?!

Outro fato importante é a capacidade de admirar e repugnar palavras. Isso é incrível! Os “palavrões” são chamados palavrões, mas não são palavras metricamente grandes. É ilógico como as palavras podem admitir tantos sentidos, conotativos, denotativos, ambíguos e assim sucessivamente. No meu caso, odeio aquela palavrinha chula de apoio: car@#$%lho, é horrível! Confesso ter um enorme pudor sobre ela, mas enfim tem gente que gosta...de falar!

E há o contrário: amor, saudade, imensurável, benevolente, entre outras lindas! Repara a sonoridade, o arranjo de letras, é quase uma melodia lexical. A semiótica, a semântica é um verdadeiro luxo, sob esse aspecto. O que seria dos grandes poetas sem essa mistura redonda de letras?!
E em relação a isso, encontrei um artigo no blog chamado“Logopéia” ( o link está no final da matéria) muito interessante que fala sobre a “Luta Social das Palavras”, um verdadeiro movimento para entender o que as palavras significam “porque as coisas em si não significam nada”. Isso é o que há de inovador e verdadeiro! Excelente abordagem de idéia!

Bom, a verdade é que as palavras são com as pessoas. Ou você as ama e as usa ou as odeia e nem as mentaliza! Sem mais...

2 comentários:

Fer Suguiama disse...

Felizes daqueles que flertam, paqueram, namoram e casam-se com as palavras, até o felizes para sempre! Texto muito legal, Isa!
Beijos

Isadora Camargo disse...

Pois é, Fer! As palavras tem sido mais fiéis, e ainda por cima não precisa gastar com as alianças! hehehe
que bom que gostou, brigada!
beijos :)

Related Posts with Thumbnails