
Quem sabe se forem citados os termos 'Ser' e 'Ente'. O primeiro, como não poderia ser diferente, representa aquilo que somos, a nossa essência - e eu não tô falando de perfume. Já o Ente é o que julgamos conhecer das pessoas, na maioria dos casos; o que é mostrado, visto; o que é aparENTE, sabe? Ao menos era o que Martin Heidegger, filosofo alemão, acreditava. Ele falava das máscaras-entes que cobrem o verdadeiro Ser. É... diferentemente do que canta a baiana Pitty, Heidegger contava com a possibilidade de uma pessoa vestir mais de uma única máscara.
Algumas dessas máscaras são tão poderosas, que enganam direitinho aquilo que vemos. O que acreditamos 'ser o Ser', não basta apenas de um Ente bem corriqueiro, ou não. A própria sociedade obriga pessoas a vestirem alguma máscara, criando regras de fundamentos duvidosos. Não que todas sejam assim, claro. O fato é que a sociedade organiza, diariamente, inúmeros bailes de máscaras, onde participam convidados, não-convidados, Seres e Entes.
Há quem diga que fantasias protegem, melhoram, ajudam. Há também os que defendem a idéia da transparência do Ser como a melhor saída. E então, que fantasia você veste?
Fernanda Suguiama irá a uma festa de Halloween. Depois de muito escolher, hoje, sua fantasia é de bruxa.
5 comentários:
Eu não sei qual fantasia visto, mas acho q provavelmente devo usar várias fantasias, uma pra cada tipo de lugar, já q no mundo d hoje não se pode ser quem nós somos, pq somos podados ou até mesmo punidos
texto bom, me fez pensar bastante, além d ser divertido!! bjos, Lenna
Concordo plenamente. A sociedade limita nosso Ser a apenas um Ente, que muitas vezes é totalmente diferente do nosso Ser.
As máscaras já se tornaram obrigatórias às vidas de todos; você pode não querer usá-las, mas terá. E no fim, você carrega tantas máscaras que percebe que você mesmo já não sabe o que é, ou o que quer: não conhece mais o próprio Ser...
È, sem dúvida, uma reflexão terrível. Contudo, adorei o texto, muito bom.
tenho 365 personagens e nem elas dão conta de tudo.
Eu acho que o mais foda é essa hipocrisia de falar que "eu sou oq eu sou", sendo que a gente não sabe nada, sendo que todo mundo tem os seus disfarces. Eu tenho, mas não são 365 personagens haha
Ótimo texto, Fe! Adorei!
Não sei qual fantasia eu uso. Só espero que não seja nada muito assutador! xD
Beijo!
E são tantas as máscaras que a gente acaba se perdendo... Mas, tudo bem! Obrigada Leni pela visita! E, ao V1t0r, Intoxicos e Renan, meu recado: tá bem que eu posso não conhecer bem o Ente de cada um de vocês, mas suas máscaras me agradam e muito, tá? (Por favor, entendam isso como um sincero elogio xD).
Postar um comentário