Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

27 de outubro de 2008

Reeleição Tucana

O tema de hoje seria outro, mas não tem como fugir da bendita, ou maldita, política, já que nesse domingo (ontem, 26/10/08) houve o segundo turno em 30 cidades brasileiras. No Paraná, a população de Londrina e Ponta Grossa voltaram às urnas.

Em PG a disputa entre os candidatos Pedro Wosgrau (PSDB) e Sandro Alex (PPS) foi acirrada, pelo menos até o dia do debate, que fez com os indecisos se decidissem, os decididos confirmassem suas opiniões.

Pedro Wosgrau, aos 60 anos, foi reeleito com 89.538 dos votos válidos, o que representa 52,26%. Ele é o primeiro prefeito na história da cidade a ser reeleito, e que, mesmo saindo atrás nas pesquisas eleitorais, venceu nos dois turnos e, claro, rendeu manchetes, notícias nos jornais locais da cidade.

Mas o foco aqui não é o Wosgrau, e sim o movimento que as eleições causaram na cidade. A Avenida Vicente Machado, após a apuração das urnas (pois antes, pelo boca de urna, “apoiadores” já comemoravam), ferveu. Era carro que não parava mais! Cinegrafistas, fotógrafos posicionavam-se nas esquinas da avenida esperando pelo momento em que o prefeito apareceria, e acompanhados das pessoas gritando, cantando, clamando 45, em cima dos carros, o que qualifico como um pouco perigoso e desnecessário...

Ontem, percebi o quanto à política mexe com o coração do povo. Digo o coração porque não há nenhuma razão em gastar gasolina, poluir o meio ambiente e congestionar as ruas para comemorar uma reeleição (sim, pode ser um exagero opinativo, mas vale ressaltar). Agora o negócio é cobrar!

Em nota, publicada no site do Jornal da Manhã, diz que o “conservadorismo mais antigo” venceu na cidade que, por tradição, simpatiza com o conservador. Porém, a questão não é temporal, nem modal. Repito, o que deve haver é cobrança por parte do eleitorado.

Wosgrau em seu projeto de plano de governo disse que quer continuar a investir no município. “O projeto mais ambicioso é levar internet grátis a todos os estudantes e professores do Município, com o objetivo de aumentar o acesso às informações e melhorar a qualidade de ensino. Outro objetivo definido é realizar a ligação entre bairros. Como a topografia da cidade é acidentada, várias localidades são separadas por obstáculos. O trabalho da Prefeitura será atuar para suplantar tais barreiras e melhorar o sistema viário. O terceiro ponto diz respeito à construção de casas populares. Neste mandato serão viabilizadas até o final do ano cerca de quatro mil casas e lotes à população” (nota do site do jornal Diário dos Campos). Ora, é muito projeto bom, agora são “mãos a obra” de ambos os lados, prefeitura e sociedade.

Um outro ponto que vale destacar é que a carreata revelou que a elite ponta-grossense (re)elegeu Wosgrau. Enquanto isso Sandro (que teve sua opção sexual discutida durante a última semana de eleições) diz que vai fiscalizar o governo. E os eufóricos eleitores gritam: “O povo não se confunde. Wosgrau na prefeitura, Sandro Alex na Mundi”. É por essas e por outras que fico por aqui, sem mais.

Um comentário:

Nataniel Zanferrari disse...

Muito bom, Isa...
Agora vamos ver se o Wosgrau continua bom de serviço e sem lero lero...
Soh queria saber se a Internet gratis vai ser para TODOS mesmo ou os universitarios vao ficar de fora...

Related Posts with Thumbnails