Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

21 de outubro de 2010

Vila Santana: conheça um pouco da estrutura da região que é modelo de sustentabilidade no Paraná


Entre todos os bairros e vilas de Ponta Grossa, um dos que mais tem recebido destaque em relação a projetos sociais é a Vila Santana, no Bairro Olarias. O local inclusive tem se tornado modelo de sustentabilidade no estado, com projetos similares em outras cidades do estado como Londrina e Maringá. Mas como vivem as pessoas neste bairro? O Portal Comunitário mostrará para vocês um raio-x da Vila Santana e seus projetos.

Muitas lombas e a maioria das ruas sem pavimentação. A primeira vista é isto que se enxerga na Vila Santana, que fica no bairro Olarias. Porém, um olhar mais aprofundado permite ver algo além da poeira dos dias secos e da lama dos dias chuvosos no bairro. A Vila Santana tem ganhado notoriedade pelos projetos sociais que organiza como a fanfarra e as aulas de taekwondo para as crianças da vila.

Segundo o presidente da associação de moradores do bairro, Paulo Sérgio dos Santos, cerca de 300 famílias vivem na Santana. Ele diz que existe grande participação da população nas ações da associação de moradores. “Das 300 famílias que moram aqui, 50 participam ativamente das nossas ações. Claro que tem outras que participam esporadicamente”, diz Santos.

Os projetos sociais voltados as crianças do bairro contam com a participação de noventa crianças. Para manter estes projetos, os moradores do bairro tentam buscar recursos na organização de festas, ou buscando apoio de entidades da sociedade civil como o Sesi, ou ainda da iniciativa privada. Dinheiro público?  Santos diz que os pedidos se perdem na burocracia. “Eles pedem tanta coisa que é mais fácil arranjar outras fontes de recursos”, conta o presidente da Associação.

Em termos de estrutura, o maior problema da Vila Santana é a questão do asfaltamento. A vila conta com escola e Cmei próprios e também conta com um posto de saúde para seus moradores.  Além disso, conta com moradores que há 70 anos fazem a história da Vila Santana, em Olarias.

Reportagem publicada no site Portal Comunitário em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails