Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

23 de dezembro de 2008

Tudo em série...


Podem reparar: hoje tudo esta em série! Depois dos sete livros da saga de Harry Potter (e mais dois spin-offs e uma seqüência que vai mostrar o passado da saga) e seis filmes baseados nos livros e os três livros e três filmes O Senhor dos Aneis, agora temos mais uma saga, As Crônicas de Narnia, sete livros e dois transformados em filmes.
Agora teremos mais um ainda: Crepúsculo, que ja virou filme e tem mais três livros na sequencia, Lua Nova, Eclips e Breaking Dawn (algo como Alvorecer), sem tradução para o português ainda.
O mesmo acontece com os filmes: em 2007, das 10 maiores bilheterias, 7 foram seqüências, e dos 3 que sobraram, 2 tiveram seqüência em 2008!
E dos 50 filmes de maior bilheteria em 2008, a grande parte era de seqüências como: A Lenda do Tesouro Perdido - O Livro dos Segredos, Os Espartalhões (spin-off de Todo Mundo em Pânico), As Crônicas de Narnia: Principe Caspian, Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Hellboy II: O Exército Dourado, Batman: O Cavaleiro das Trevas, High School Musical 3: Ano de Formatura e Madagascar 2: A grande escapada e 007 - Quantum of Solace. E desses filmes, pelo menos quatro terão seqüência. Sem falar em outros sucessos de bilheteria deste ano que terao seqüência, como O Incrível Hulk. E ano que vem teremos Wolverine.
E outra série de livros que vem fazendo sucesso e O Poder dos Cinco, que já está no quarto volume e promete pelo menos mais um.
Verdadeiros universos estão sendo criados em livros e filmes, mas as vezes esquecemos dos que são criados bem embaixo de nosso nariz.
Um dos exemplos mais clássicos são os livros de Marcos Rey: com exceção de Bem-Vindos ao Ril, todos se passam na cidade de São Paulo, com personagens se cruzando o tempo todo com pontos famosissímos da capital paulista. Sem falar na sua "quadrilogia", que gira em torno das aventuras do bellboy Leo, seu primo Gino e sua "quase-namorada" Angela, que desvendam inúmeros misterios em O mistério do cinco estrelas (81), O rapto do Garoto de Ouro (82), Um cadáver ouve rádio (83) e Um rosto no computador (92). A série de Pedro Bandeira, Os Karas, tambem é interessantíssima, contando a historia de um grupo secreto de cinco jovens detetives (Miguel, Crânio, Calu, Magri e Chumbinho) nos livros A Droga da Obediência (84), Pântano de Sangue (87), Anjo da Morte (88), A Droga do Amor (94), Droga de Americana! (99) e com o ainda inédito A Droga Virtual. O cinema nacional, muitas vezes desmotivado pelos próprios brasileiros, se "esquece" de adaptar para a telona livros ótimos como esses que tambem são obras seqüenciais e que dariam grandíssimo lucro, visto a quantia de fãs existentes na Internet e que grande maioria dos estudantes já leram esses livros através da Série Vaga-Lume. Álias, qualquer filme da Série Vaga-Lume para o cinema daria uma grandíssima margem de lucro. Só precisaria ser uma boa adaptação.

Aí vão alguns sites que falam sobre esses maravilhosos livros seqüenciais nacionais:
Clube dos Karas - Sobre a série de Pedro Bandeira
http://www.clubedoskaras.kit.net/index.htm

Marcos Rey: Profissão Escritor - Sites do escritor mantido pela editora
http://www.marcosrey.com.br/

Site da Editora Ática sobre a Série Vaga-Lume
http://www.atica.com.br/catalogo/colecoes.aspx?i=8508044453&c=32

Coluna sobre O mistério do Cinco Estrelas no site do Jovem Nerd:
"Para o pessoal da minha geração, a Coleção Vaga-Lume é um clássico absoluto, do mesmo nível que os Trapalhões, o pirocóptero e o punhal dentro do boneco do Fofão."
http://jovemnerd.ig.com.br/colunas/cabeceira/empoeirados-vol-2-davi-golias-e-o-hotel-cinco-estrelas/

Boa diversão!
E rezem para que nossas obras seqüenciais também saiam do papel!

4 comentários:

S disse...

Legal, gostei do tema e da abordagem.

Newdelia disse...

Oiêee!
Vim desejar a vc e a toda sua família um belíssimo Natal com muita harmonia e fartura e que 2009 seja repleto de coisas boas, muito amor, saúde, grandes realizações e $uce$$o.

Beijocas doces no coração.

Unknown disse...

Concordo plenamente com você, os livros de Pedro Bandeira por exemplo daria bons filmes, se levados a sério, senão ficaria iguais aos filmes do Didi ou da Xuxa, me perdoem os fãs, se ainda existem, dariam também uma ótima série animada, não das estórias aventuras, mas não aqui os babacas só querem fazer filmes de favelas, tiros, maconha, pobreza e tudo que tem de depressivo.

http://voutifalar.blogspot.com/

Anônimo disse...

Muito interessante o post! =]
Adoro a turma dos karas de Pedro Bandeira, ainda nao tinha escutado falar do A droga virtual! Ainda está para lançar?
Ahh e o quarto livro da saga de Crepúsculo, como acho que você já deve ter até visto, ficou traduzido como Amanhecer...

Related Posts with Thumbnails