Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

15 de novembro de 2009

Natureza, trilhas e cachoeira são atrações do Buraco do Padre

Com o verão e as altas temperaturas chegando, muitos ponta-grossenses viajam longas distâncias para poderem tirar férias. Porém, nos Campos gerais existe uma ótima opção para quem quer aproveitar a natureza e se refrescar com um banho de cachoeira sem precisar sair da região: O Buraco do Padre, que fica localizado a 26 quilômetros do centro de Ponta Grossa, no distrito de Itaiacoca.

O Buraco do Padre é uma furna de 43 metros de altura e 30 metros de diâmetro, que em seu interior forma uma espécie de anfiteatro subterrâneo e corre o rio Cerradinho, que se precipita de uma altura de 30 metros, formando uma cachoeira dentro da furna. A visão da cachoeira e o som das águas são ótimos para quem deseja relaxar.

Nas áreas próximas às furnas existe um bosque e uma cachoeira de cerca de três metros de altura. Também nas proximidades do Buraco do Padre é localizada outra trilha, com percurso acidentado e mata fechada. Gilberto Voorsluys, professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa e fotógrafo profissional alerta sobre essa trilha: “Tentar se aventurar sem um guia especializado ou alguém que conheça o caminho pode ser perigoso”, afirma Gilberto.

O nome Buraco do Padre está ligado aos jesuítas que estiveram no local para converter almas ao cristianismo. Os padres utilizavam a área para se concentrar, meditar e descansar. Seguidamente eles eram vistos pelos indígenas e caboclos, que denominaram o local de Buraco do Padre.

A região apresenta alguns problemas estruturais para os visitantes. A estrada que leva ao local é péssima e não há linhas de ônibus até a entrada do parque, o que impossibilita a visita de pessoas que não possuam veículo. O Buraco do Padre é aberto à visitação pública de Quarta-feira até Domingo, das 9 às 17 horas. Nos outros dias apenas visitas agendadas. Para agendar visitas ou obter informações sobre o parque e as regras de visitação, o telefone do Centro de informações Turísticas é (042) 3223-6770.

Matéria feita para as aulas de Redação Jornalística I e Fotojornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa em 2008

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails