Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de abril de 2010

Má sinalização oferece risco aos pedestres

Atravessar a Avenida Bonifácio Vilela, próxima ao Campus Central da Universidade Estadual de Ponta Grossa, é um risco. Em poucos lugares do mundo, passar aqueles quatros metros que  separam as duas faixas oferece tanta emoção ao pedestre. Este problema acontece devido a má sinalização do local e o grande fluxo de veículos que costuma passar no local.

O trânsito ponta-grossense é bem peculiar. Em uma cidade de 300 mil habitantes, existem menos de dez avenidas que têm tráfego duplo. O trecho da Bonifácio Vilela que começa na altura da UEPG Central e vai no sentido Jardim Carvalho é um deles. Esta mudança no trecho é que causa o fluxo mais perigoso ainda.

Para tentar amenizar o risco no local, a Autarquia Municipal de Trânsito colocou quatro semáforos e quatro faixas de segurança no local. Mesmo com tudo isso ainda é perigosíssimo para os pedestres passarem pelo trecho. O semáforo que controla o fluxo de veículos que seguem a rua Penteado de Almeida, ou seja que dobram a Bonifácio Vilela, fica escondido de uma forma na qual o pedestre não consegue ver o trânsito no local. Apenas quem passa diariamente pelo local sabe da existência da sinalização no local.

Outro problema com os semáforos é para quem atravessa a Penteado de Almeida (rua paralela a UEPG) Quem passa por este trecho não consegue enxergar com exatidão quando um veículo irá dobrar a esquina.

O resultado disto tudo é pedestres que atravessam a rua correndo e motoristas impacientes com a demora no tráfego do local. O risco de acidentes é iminente. A última iniciativa da Autarquia para solucionar o problema foi desenhar um quadrilátero amarelo no perigoso trecho. Porém, a situação continua igual no local. Resta saber se alguma coisa será feita quando realmente acontecer um acidente.

Texto escrito para a disciplina de Redação Jornalística III na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails