Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de abril de 2010

O início de um espetáculo urbano

A rua vazia em uma cidade que logo vai começar a pegar fogo. Assistir a um início de manhã em Ponta Grossa é fascinante. O trecho próximo a Universidade Estadual de Ponta Grossa costuma estar sempre lotado, mas pela manhã a situação é diferente. Poucas pessoas e muitos carros dão a tônica do local na manhã.

Motoristas apressados oferecem riscos a quem tenta atravessar a rua Bonifácio Vilela. A má sinalização do local só colabora com o aumento dos problemas. É como se fosse um jogo que caça-níquel. O pedestre (ou jogador) precisa esperar as luzes verdes. Um nobre senhor que não parece sentir sentir frio, apesar dos treze graus de temperatura no local, resolve trapacear no jogo dos faróis. Tal como Usain Bolt, ele corre como se estivesse preservando a própria vida e atravessa a rua.

Em um dia frio e nublado como o de hoje até a UEPG parece acordar com sono. A entrada principal do Campus Central da universidade não tem muito movimento. Nenhuma pessoa está sentada nos agradáveis bancos na Praça Santos Andrade, em frente a entrada. Algumas meninas agasalhadas caminham apressadamente em direção a aula de Serviço Social. Provavelmente devem estar atrasadas e com medo de levarem uma reprimenda dos seus professores.

Uma eternidade parece separar o curso de direito e jornalismo. Um corredor que lembra a entrada em um espetáculo é o caminho para quem tem que entrar no mundo acadêmico da Comunicação Social. A simpática senhora que cuida da limpeza faz o seu trabalho. Ela está concentrada no seu serviço e nem liga para os estudantes que passam apressadamente por ela. Alguns mais simpáticos a trazem de volta ao mundo quando a cumprimentam. Ela responde e volta ao seu planeta de baldes, alvejantes e panos.

Apenas uma sala de aula está aberta. A professora Hebe Gonçalves passa seus conhecimentos para os alunos do segundo ano de jornalismo da UEPG. Quase todos alunos parecem estar concentrados (ou com sono) nas palavras da professora. Todos menos um. Um garoto loiro de estatura baixa fala ao celular. Parece que a tecnologia o acordou na fria manhã de quarta-feira. Logo todos estarão acordados e a cidade aí sim vai pegar fogo.

Texto escrito para a disciplina de Redação Jornalística III na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails