Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de abril de 2010

A menor banda do mundo

O Pouca Vogal, novo projeto musical de Humberto Gessinger (vocalista do Engenheiros do Hawaí) e Duca Lendecker (vocalista da Cidadão Quem), é um oásis no meio do deserto musical brasileiro da atualidade. Em uma fase que até o rock enfrenta uma crise com a avalanche de banda emos, indies e similares e que o sertanejo domina o cenário musical nacional, são raras as iniciativas de se fazer algo inovador.

Dupla é a pior denominação que o Pouca Vogal pode receber. Afinal desta forma eles poderiam ser comparados com cantores do nível de Victor e Léo ou João Neto e Frederico. Obviamente seria uma comparação desleal para os cantores sertanejos. Com mais de vinte de experiência musical, Gessinger e Lendecker resolveram se atirar em uma aventura musical totalmente nova: criar uma banda com apenas dois integrantes.

Os integrantes da “banda de dois” fazem toda a parte instrumental e vocal do espetáculo. Ou seja, nada de banda de apoio (no máximo alguma participação especial). O Pouca Vogal consegue dar conta tranquilamente do conjunto básico para se fazer uma música: harmonia, melodia e percussão.

Os dois violões fazem a parte harmônica do show, mas também são usados de forma muito eficaz melodicamente com os solos de Lendecker, um eterno estudioso da guitarra. A melodia não fica limitada apenas aos vocais do duo. A gaita de Gessinger também é um espetáculo a parte. Para completar eles fazer a percussão com os pés, seja com uma meia-lua ou com um bumbo, sempre tocados simultaneamente na música.

A turnê de lançamento do DVD ao vivo da “banda de dois” chega ao Paraná este mês. Toledo (no dia 23/04) e Cascavel (dia 24/04) são os primeiros locais a receber o Pouca Vogal. Algumas músicas podem ser baixadas no site http://www.poucavogal.com.br/. Isto prova que Gessinger e Lendecker não querem simplesmente vender CD's, algo que novamente os diferencia das duplas do Brasil.

Ano que vem os integrantes do Pouca Vocal voltarão a trabalhar com as suas bandas: Engenheiros do Hawaí e Cidadão Quem. Com isso, o Pouca Vogal é uma rara oportunidade de ser ver e ouvir duas pessoas que conseguem fazer em dupla algo que não lembre a velha e ruim dor de cotovelo da música sertaneja. Afinal, músicas com muitas vogais nunca tem muito a dizer.

Resenha escrita para a disciplina de Jornalismo opinativo na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails