Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de abril de 2010

A informação que transcende a web

A mídia realmente está mudando. A prova que a internet está cada vez mais forte perante os outros meios de comunicação é o caso do aluno da Universidade Estadual de Ponta Grossa que escreveu um texto sobre um programa de TV. Lucas Waricoda jamais imaginava que conseguiria tanta repercussão com seu despretensioso texto.

Para quem não conhece, o blog Crítica de Ponta é atualizado semanalmente há mais de um ano por alunos da UEPG, que sob a coordenação do professor Sérgio Gadini, fazem análises de diversos assuntos que envolvem a mídia nos Campos Gerais. Com um intuito de expor o trabalho acadêmico dos estudantes, o Crítica de Ponta foi para o ar. E ninguém esperava que o blog saísse das fronteiras da universidade. Afinal, os trabalhos são feitos por jornalistas em fase de formação.

Não esperava, mas aconteceu. Uma crítica sobre o programa RP2, do canal a cabo ponta grossense TV Vila Velha, foi o suficiente para fazer Waricoda ganhar repercussão, não só em Ponta Grossa, como no país. O texto apontando alguns defeitos no programa fez o apresentador Zeca perder a paciência. Na tática da melhor defesa é o ataque, ele atacou o garoto.

Acostumado a lidar com casos policiais e sempre expor a opinião diante criminosos, Zeca resolveu xingar Lucas. “Filho de uma égua (sic)” foi algum dos xingamentos mais leves. Faltou discernimento ao apresentador, que tem certo prestígio em Ponta Grossa, mas botou tudo a perder agora. Falar mal de um estudante universitário tal como estivesse falando de um bandido sem se preocupar com a reação da opinião pública foi o grande erro de Zeca. Ele não imagina que estava mexendo com gente muito maior que os ladrões que ele apresenta no RP2.

O caso estourou. Toda a mídia do Brasil está de olho no caso. O programa de Zeca já foi tirado do ar. Ele que disse que os alunos não tinham dinheiro para comprar um espaço na TV a cabo agora não tem permissão para ocupar o espaço. Vitória da internet sobre a TV. Zeca ainda tem uma saída: pode criar um blog. Quem sabe assim, ele saberá o poder que tem a internet. Aliás, ele já sabe. A internet pode derrubar presidentes. E também apresentadores sensacionalistas que acham que quem está na TV pode tudo.

Texto escrito para a disciplina de Jornalismo opinativo na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails