Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

17 de maio de 2010

A família que tenta conviver com a distância

Há muito tempo a família de Eloini dos Reis convive com a as idas e vindas ao Japão. Consequentemente eles têm que se acostumar a viver longe um dos outros. Tanto que a mãe não se lembra da última vez que passou o dia das mães com os três filhos (Wesley, Priscila e Luciana). Porém, este ano esta distância será um pouco menor. As duas filhas passarão a data com ela em Curitiba, algo que não acontece há muito tempo.

Esta história de separações começou em 1997, quando ela, o ex-marido Ihotsugo e os filhos resolveram ir para o Japão. No ano seguinte, Eloini teve que voltar ao Brasil com Priscila, filha que sempre ficou no país com ela após este período. Apesar da companhia de Priscila, a saudade dos outros filhos ainda era imensa. “No começo chorei muito, mas agora me acostumei com a distância”, diz Eloini.

Enquanto Priscila ficou no Brasil, Luciana ficava entre idas e vindas e Wesley quase não voltava para a terra natal. O único filho homem de Eloini não volta há 8 anos.  A mãe reconhece que a distância os afastou um pouco, apesar do sentimento de mãe sempre continuar. “A gente se conversa por telefone de vez em quando, mas sei que o Japão afasta um pouco as pessoas, apesar de eu o amá-lo”, diz Eloini.

Quando os netos começaram a vir, a história de distância dentro da família continuou. Em uma de suas vindas ao Brasil, Luciana deixou a filha Beatriz aos cuidados de Eloini. “Preferi deixá-las em uma boa escola aqui no Brasil para garantir um futuro para elas. Mas eu sei que é complicado passar longe. Tanto da mãe quanto da filha”, diz Luciana, que viveu os dois lados da saudade.

Eloini diz que a situação a aproximou ainda mais da neta. “Virei não só vó como também mãe dos meus netos”, diz Eloini. Dos 10 anos de Beatriz, sete foram de convívio com a vó. Há seis meses Luciana voltou para o Brasil e este dia das mães promete. Afinal, após muito tempo Luciana vai passar o dia das mães com Eloini. E Beatriz ficará ao lado de suas duas mães nesta data especial.

Reportagem publicada no jornal Nippo-Brasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails