Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

17 de maio de 2010

A dor causada por um oceano de distância

Conheça mulheres que tiveram de trabalhar no Japão para criar seus filhos

O dia das mães é uma ótima oportunidade para lembrarmos e reverenciarmos aquelas mulheres que não só nos deram a vida como também lutaram para conseguir dar uma criação de qualidade para seus filhos. Com a oportunidade de trabalho no Japão, muitas mães tiveram que se afastar de suas crianças para conseguir dinheiro e sustentar os filhos.

As circunstâncias que levaram estas mulheres a terem de ficar longe dos filhos são as mais diversas. Pode ser financeira, vontade de dar uma melhor educação aos filhos ou mesmo impossibilidade de criação após uma separação. Em homenagem a todas as mães que tiveram que ir para o Japão por causa dos filhos, o Nippo Brasil apresenta algumas destas histórias de superação e força.

Após três anos distante, a readaptação na convivência

A necessidade de trabalho no Japão fez Hiroko Nagata e seu filho Roger ficarem três anos separados. Como Hiroko voltou há pouco mais de um ano, mãe e filho de treze anos ainda estão em fase de readaptação de convivência. E claro estão matando a saudade do longo período em que passaram longe um do outro.

Hiroko já tinha levado uma vez seu filho Roger para o Japão. Foi na época em que ainda estava casada com o pai do menino. Como o casamento não estava dando certo, ela voltou para o Brasil com o filho. O ex-marido ainda ficou mais dois anos trabalhando no Japão. O casal se separou legalmente quando o visto dele venceu e ele voltou para o Brasil.

Após o divórcio a situação de Hiroko começou a ficar difícil. “Meu ex-marido não pagava pensão, não aceitava a separação e me ameaçava para eu não entrar na justiça. Por segurança e pela questão financeira, resolvi voltar para o Japão”, conta Hiroko. Como Roger dependia da autorização do pai para viajar, ele acabou ficando no Brasil com a tia de Hiroko, Nelsi Eto.

Nos três anos em que ficaram separados, Hiroko e Roger tentavam amenizar a saudade através da internet. “Nos falávamos todo dia. Mas mesmo assim era complicado. As vezes estava dormindo e acordava assustada quando ouvia as crianças da vizinhança chamando “mãe”. Logo tentava falar com Roger”, diz Hiroko. Com o dinheiro do Japão, ela pagava o estudo, os gastos e mandava brinquedo para o filho.

A distância da mãe fez Roger amadurecer muito rápido. “Sentia falta da minha mãe quando ela estava longe, mas entendia a situação”, conta o garoto. Hiroko diz com orgulho que o filho já consegue fazer várias tarefas sozinho. “Ele é muito independente. Já sabe cozinhar, passar roupas. Se vira muito bem”, fala Hiroko. Ela diz que criou o filho para o mundo e ele está correspondendo muito bem.

Apesar de dizer que entende a situação se a mãe precisar viajar novamente para o outro lado do mundo, ele fala que passar o dia das mães juntos é especial. “Todo ano a gente cantava aquela música “Como é Grande o Meu amor por Você”. Estas são as palavras que quero dizer para ela no dia das mães”, explica Roger. Este ano ele poderá cantar muitas músicas para Hiroko.

Reportagem publicada no jornal Nippo-Brasil em 2010

3 comentários:

Roger NO disse...

Oi pessoal!
Eu sou o Roger =]
adorei o blog e fizeram um ótimo resumo desta parte da minha vida.. Tudo está correto, menos a parte que fez meu pai ficar como "chato", pois ele só na se entendia muito bem com a minha mãe quando ela não deixava eu passar um tempo com ele..
Obrigado e qualquer coisa me adicionem:

msn: roger_nagata@hotmail.com
facebook: Roger.NO@live.com ou http://www.facebook.com/profile.php?id=100002718631662

twitter : @RoogerNO

Beijos e Abraços =]

Roger NO disse...

Olá, eu sou o Roger =]
adorei o blog, e oque diz aí esta correto, menos a parte que deixou meu pai meio "ruim", pois eu adorava passar um tempo com ele, já que morava com a minha mãe... E as vezes eles não se sentendiam muito bem, e minha mãe não deixava eu ficar com ele. '~'
Amo minha mãe e meu Pai igualmente e eternamente =]

qualquer coisa me adicionem.
msn : roger_nagata@hotmail.com
facebook: Roger.NO@live.com ou http://www.facebook.com/profile.php?id=100002718631662

beijos e abraços. =]

Giorgio Francesco disse...

:O

Related Posts with Thumbnails