Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

11 de julho de 2010

Como ocupar espaços não explorados no jornalismo

Segmentar é a saída para o jornalismo e jornalistas. Essa foi a maior lição tirada da palestra do jornalista Giovani Ferreira para os estudantes de jornalismo da UEPG. Ferreira é coordenador do Núcleo RPC de Agronegócio. Durante toda a palestra ele se fundamentou no trabalho que realiza para mostrar que a área do agronegócio não é muito explorada e merece ser olhada com mais atenção pelos jornalistas.

Segundo Ferreira, para trabalhar na área ele teve que fazer algumas escolhas. Uma delas foi largar a editoria de Cidades da Gazeta do Povo para receber três vezes menos como assessor de imprensa de grupos agrícolas. Ele explicou na palestra que pensava no futuro quando fez esta escolha. Parece que a opção deu certo.Três anos após sair do jornal, ele recebeu o convite para coordenar a editoria de Agronegócio da Gazeta.

Durante toda a palestra, Ferreira buscou explicar como é o trabalho dele e como o núcleo de Agronegócio cresceu com o passar do tempo. Aliás, ele buscou muitas vezes defender o trabalho da RPC, seja com explicações da importância do Agronegócio no Paraná ou mesmo falando que o grupo estando se tornar referência nacional no gênero.

Com exceção das inúmeras tentativas de defender o agronegócio e a RPC, a palestra de Ferreira se mostrou interessante pois é mais um exemplo que segmentar parece ser o futuro do jornalismo. Além da segmentar, ele defendeu que regionalizar parece ser a saída para o jornalismo impresso. Tanto que ele adiantou que a RPC pretende criar jornais nas principais cidades do interior do Paraná.

A defesa de certas ideias tem sido a tônica nas palestras dos painéis de mídia regional. No caso de Ferreira não foi diferente. Com isto, os estudantes têm a oportunidade de ver a atividade jornalística por diversos olhares como de assessores de imprensas ou donos de jornais. O único cuidado que se deve é ter é o de não acreditar em tudo que é dito. E nesta palestra a maior lição tirada é que segmentar é uma estratégia interessante no concorrido mercado jornalístico.

Texto feito para a disciplina de Realidade Regional na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails