Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de outubro de 2010

Brasileiros com a cabeça no outro lado do mundo


Dificuldade de adaptação no Brasil faz ex-dekasseguis desejarem retorno ao Japão

No início, a vontade de voltar para casa falou mais alto. Depois surgiu o desejo de fazer a vida no Brasil. Com o tempo as dificuldades de adaptação começaram a aparecer e a situação não parecia tão confortável como no Japão. Pior, o dinheiro também começava a acabar. Por fim, surge a decepção com a terra natal e aparece a última solução: regressar para o país dos ancestrais e trabalhar do outro lado do mundo.

Esta pequena história acontece com muitos dos dekasseguis que voltam para a terra natal. As dificuldades de adaptação aqui passam pela comparação com o estilo de vida levado no outro lado do mundo. O medo da violência e a diminuição do poder de compra são as principais queixas de quem regressou do Japão. O resultado disso são pessoas vivendo no Brasil, mas pensando o tempo todo no retorno ao oriente.

Meire Tabuti, Cintya Nishimuta e Cláudia Komiya estão vivendo as dificuldades da adaptação ao Brasil. Tanto que as três já estão com planos de retonar à terra do sol nascente. Faltam apenas alguns detalhes para elas acertarem a sonhada viagem. E quando voltarem para lá, desejam ficar por tempo indeterminado longe do país natal. Conheça agora a história destas brasileiras que sentem falta do Japão. 
 
Reportagem publicada no jornal NippoBrasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails