Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de outubro de 2010

A cura é ficar perto dos parentes


Bastaram seis meses morando sozinha no Japão para Márcia Iwasaki ter problemas de saúde. O estresse do trabalho e a distância da família acarretaram em uma grave crise nervosa. A única cura encontrada para o problema foi retornar para o país natal. “Não dava mais para ficar por lá. Sei que minha vida deve construída no Brasil”, explica Márcia, que atualmente mora com os pais em Curitiba.

Todos estes problemas aconteceram em 2003. Apesar de ser formada em Farmácia, Márcia havia se acostumado a ganhar dinheiro nas idas e voltas ao Japão. Só que sempre fazia a viagem junto com alguém da família. Foram cinco anos no outro lado do mundo. “As primeiras viagens foram mais por curiosidade. Na última que eu realmente tinha um objetivo: comprar um apartamento”, conta a farmacêutica.

Ela disse ter gostado da terra do sol nascente, mas explica que o ritmo de vida levado lá acabou com ela psicologicamente. “Na verdade tudo no Japão deve ser perfeito. Por isso o estresse lá e muito maior do que aqui. trabalhei em muitos lugares. cada um com um tipo de cobrança”, fala Márcia. Tanta pressão e solidão ocasionaram os problemas de saúde. O caso dela foi tão grave que o pai teve de ir no Japão buscá-la.

Quando voltou para o Brasil ela se sentia um pouco triste e envergonhada, mas o apoio da família e a oportunidade de trabalhar como farmacêutica ajudaram ela a se reerguer. “Desde que voltei nunca fiquei desempregada. Só quando eu quis. E o objetivo que eu tinha quando fui para o oriente está sendo alcançado com o dinheiro do Brasil”, diz a farmacêutica sobre o apartamento que já está comprado e sendo construído.

Do Japão, Márcia trouxe uma lembrança traumática e o amadurecimento que a está ajudando nos últimos seis anos: “quase morri de tristeza por lá, mas aprendi a me virar sozinha principalmente e também a dar valor a minha profissão”. Ela também aprendeu que não existe lugar melhor do que perto da família e que isto pode ser a cura para muitas doenças. 
 
Reportagem publicada no jornal NippoBrasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails