Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

8 de janeiro de 2009

Livre ditadura à criança


A cada dia que passa, os pais se vêem obrigados a enfrentar, cada vez mais, novos desafios, a fim de garantir o futuro de seus filhos. Para muitos, o desencargo de consciência é menor se toda a responsabilidade for jogada para escola. Ledo engano, visto que o caráter de cada um forma-se em casa. Eis que é então levantada uma eterna questão: como educar?

Cautela não significa radicalismo. Impedir a toda hora que a criança manifeste suas ações e opiniões é um passo certeiro para a formação de um jovem reprimido amanhã. Tal jovem, depois de amanhã, pode vir a ser aquele adulto que expulsa toda aquela repreensão em forma de violência.

Pensando assim, muitos pais optam pelo estilo “livre-arbítrio”. Este pode ser uma perigosa arma, se não usado adequadamente. Isso deve estar acompanhado por algo conhecido como bom-senso. Afinal, chegará – mais rápido do que se possa imaginar – o dia em que os pais terão de deixar seu filho nas mãos de uma sociedade competitiva e repleta de regras.

Como afirmam os pesquisadores, para algo ser saudável, é preciso equilíbrio, e o quesito educação não foge muito a tal ideologia. A escola tem sim um importante papel formador na vida de uma criança. Os limites continuam a ser bons aliados contra o capitalismo excessivo e a rebeldia quase que inevitável. Nem por isso o futuro da humanidade, ou melhor, dos filhos dela, está perdido. O segredo é balancear a cautela com a liberdade e assumir que a responsabilidade-mor cabe aos primeiros referenciais de toda nova vida: os próprios pais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sei não hein Fer...

Essa parada é complicada... quando eu crescer eu comento! XD

Anônimo disse...

O problema é que os pais não têm controle sobre as criançãs. Deixam elas fazerem o que querem e ainda as mimam demais. Quando elas ficarem adultas ainda continuaram sendo bebês-chorões.

Related Posts with Thumbnails