Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

9 de janeiro de 2009

Milli Vanilli: O Maior Fiasco da História da Música Mundial

Hoje eu vou falar sobre uma dupla não muito conhecida, mas que ganhou até um Grammy e tem uma história muito interessante. Ombreiras, terninhos combinando, cabelo rastafari e dancinhas marcantes. Um ícone da música dos anos 80, um sucesso mundial, mas que foi desmascarada impiedosamente. A dupla alemã Milli Vanilli.


A história começa em 1988 com um produtor maluco chamado Frank Farian. Esse cara queria ganhar dinheiro fácil e rápido, e então montou uma banda de reggae e dance music (?) encabeçada por Fab Morvan e Rob Pilatus, que eram ótimos dançarinos. A dupla fez sucesso rápido, sendo reconhecida mundialmente. Entre os anos de 1988 e 1990, eles lançaram 5 singles. São eles "Girl You Know It's True", que alcançou a 2ª posição nas paradas americanas, "All or Nothing", que ficou em 4°, e os 3 primeiros lugares "Baby Don't Forget My Number", "Girl I'm Gonna Miss You" e "Blame It On the Rain". Mas foi aí que a coisa começou a desandar.

Em 1989, num show em Bristol, Connectcut, o playback da música "Girl You Know It's True" travou e ficou repetindo o verso "girl you know It's... girl you know It's..." na frente de 80 mil pessoas. O problema é que o show era pra ser ao vivo! Detalhe: a MTV estava transmitindo a apresentação pra todo o EUA. Os críticos ficaram bem desconfiados na época, mas como não havia provas de nada, só ficavam na especulação. Logo abaixo segue o vídeo:



Apesar disso, em 21 de fevereiro de 1990, a dupla ganhou o Grammy de Melhor Artista Estreante pela música "Girl You Know It's True". Enquanto isso, os rumores de que havia algo errado só aumentava. O sucesso tinha subido à cabeça da dupla. Rob Pilatus chegou inclusive a se comparar com Bob Dylan, Mick Jagger, Paul McCartney e Elvis Presley.


Só que em 15 de novembro de 1990, o empresário Frank Farian abriu o jogo: as vozes gravadas não eram as de Rob Pilatus e Fab Morvan! Os verdadeiros intérpretes eram Charles Shaw, John Davis, e Brad Howell, que faziam o papel de backing vocals nessa banda de mentirinha. Farian tinha colocado Rob e Fab como os cantores verdadeiros porque eles possuíam uma boa imagem, eram "vendáveis". O empresário os desmascarou porque os dançarinos e pseudo-cantores estavam fazendo pressão para canterem no próximo álbum. (eles lançaram um disco com suas vozes verdadeiras um tempo depois. Foram massacrados pela mídia).


Daí pra frente foi ladeira abaixo: a dupla perdeu o contrato com a gravadora, o Grammy foi cancelado, e eles tiveram que reembolsar as aproximadamente 10 milhões de pessoas que tinham comprado o disco. Pilatus, depressivo e viciado em cocaína, cortou os pulsos e ameaçou se jogar da janela de um hotel em Los Angeles. Foi contido por policiais. Já em 1995 ele foi preso acusado de assalto, agressão (tentou atacar um homem com uma luminária), vandalismo e tentativa de roubo de um carro. Passou meses na prisão, até que o empresário Farian pagou para ele se internar em uma clínica de reabilitação.

Farian produziu em 1997 um novo disco de Milli Vanilli, dessa vez com Rob e Fab nos vocais. Em 1998, às vésperas do início da turnê do novo álbum, Rob Pilatus foi encontrado morto por overdose. Depois disso, Fab Morvan já tentou ser DJ, cantor, locutor, mas não teve muito sucesso. Hoje ele tenta lançar um disco solo por conta própria. Algumas faixas estão no MySpace. Logo sairá um filme que conta a história da dupla, produzido por Jeff Nathanson (Prenda-me Se For Capaz).

E esse é tido como o maior fiasco da música em toda a história. Que loucura!

14 comentários:

Anônimo disse...

Coitados dos caras =/ huauhauha, teve um novela da globo que teve uma historia parecida. Agora sei onde o autor se inspirou! haha E o texto muito bem escrito, nao esperava menos de voce. :D

S disse...

Nem sabia que existiam. De fato, a mídia massacrou os caras até não restar nada nem ninguém para contar a história. Na verdade, QUASE ninguém, ainda há alguns "garimpeiros da música" que trazem estas pedras curiosas para a luz do dia.
Eu ri.

Unknown disse...

Rapaz! Virei fã dos caras. Que coisa mais fantástica aquele playback travando. Eles deviam ter me perguntado. Tenho uma tecninca infalivel pra tirar risco de cd com limpa-vidro e banana. Mas enfim, agredir uma pessoa com uma luminária, deve ser um sensação inesquecivel!!!

Fer Suguiama disse...

É por isso que acho que Dance music deve ser difícil de se cantar... Afinal, como lembrar se aqueeela frase se repete por 37 ou 38 vezes? Uma proeza daqueles que conseguem. Pelo menos entraram na mídia com um som bacana (?), melhor do que alguns que ficam por muito tempo lá e torturam aqueles que os ouvem. xD

Excelente texto! Eu ri [2].

Anônimo disse...

Sei lá, eles parecem com o Lenny Kravitz vizualmente...

shauHUSHUAhuHUShuahsu...

Anônimo disse...

Esses ai pelo menos tinham respeito mesmo que seja pouco pelos seus fãs quando ganharam gramy revelaram que eram uma farsa! ufa ainda bem imaginem hoje em dia eles,nxzero,as garotas pops que dublam,essas bandas de rocke farofa,bandas emos! rsrsrsr

Zé Renan disse...

Na boa, pra mim parece mais Pepê e Neném! huahuauhahua

Anônimo disse...

Pow meu ete tenho 16 anos
apenas
e comecei a escutar as musicas deles nossa axeii o maximo
agora q vim deescobrir
isso e olha agnet ta em 2009 ja
uahuahauhaha....

Amava O bOB!

lay!!!

Anônimo disse...

de fato milli vanilli era uma farça, mas os caras eram bons em dançar e dublar eu particulamente sou fâ deles atè hoje mesmo sabendo que sò dublavâo hoje em dia hà muitos artistas que usam as mesmas tècnicas e sâo um sussesso e ninguèm fala nada

Anônimo disse...

O charlatão na verdade é o Frank Farian....Rob e Fab eram jovens e queriam uma chance mas o sonho virou pesadelo e lamentavelmente Rob já faleceu.
Tinham uma incrível presença no palco e fizeram a diferença sim.
Eles sempre serão o Milli Vanilli,
eles amavam o que faziam.
Enquanto o Frank Farian e os verdadeiros cantores são na verdade
os charlatões...e nem fizeram sucesso com o "The Real Milli Vanilli".

(Marie)

Anônimo disse...

O filme sobre Milli Vanilli será incrível...também estou aguardando.
O comentário sobre limpa vidro e banana foi ótimo.rsrs
Eu curtia muito Milli Vanilli, eles tinham mesmo o pique que a moçada gostava...dançavam muito!

(Marie)

suzana disse...

A mídia constroí e destroí em segundos, e se tratando de uma historia dessas é um prato cheio. Esses dois com certeza foram do céu ao inferno..

suzana disse...

A mídia é isso ai ela constroí e destroí, e se tratando de um caso como esse é um prato cheio. Eles foram literalmente do céu ao inferno.

Anônimo disse...

A História deles é muito mais complexa do que a História que você poderá encontrar no google "Se acaso procurar"... Mas fica a Dica, O Fab está Vivo e Trilhando sua Carreira Solo: https://www.youtube.com/watch?v=TCpi2ak9Spc

Related Posts with Thumbnails