Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

13 de maio de 2009

Ensino no Brasil: um dos maiores desafios

A história da educação brasileira evoluiu com rupturas marcantes. Apesar da influência europeia com a chegada dos portugueses, as populações que por aqui viviam possuíam suas características de fazer educação. Ao longo das décadas, houve ensinamentos jesuíticos, academias militares, colégios, dentre outros. Com tantas ideologias e costumes diferentes, é comum o surgimento de desafios.

Dificuldades enfrentadas por educadores e educandos não fazem parte apenas do passado. Ainda hoje é visível a preocupação de muitos, em relação ao ensino no Brasil. Todavia, esse pensamento não se foca apenas em material didático ou metodologias de ensino.

A transmissão de conhecimento é responsabilidade de quem ensina e daquele que procura aprender. Pode contar com o aparecimento de obstáculos, como o preconceito, drogas, violência ou mesmo a falta de incentivo. Traumas familiares ou sociais podem muito influenciar, o problema da educação está no comportamento. Ironicamente, na própria educação.

É praticamente inevitável a ocorrência de dificuldades durante um processo. O que deve ser feito é a conscientização dos envolvidos, para que o verbo ensinar continue a se manter como uma boa ação. Desafios sempre existirão. O importante é a maneira como esses serão enfrentados.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails