Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

12 de maio de 2009

Campanha de vacinação contra febre amarela atrai 13 mil habitantes em SMA

A vacinação contra Febre Amarela na cidade de São Miguel Arcanjo, região sudoeste do Estado de São Paulo, começou no dia 8 de abril nos postos de saúde da cidade. A campanha teve início devido a um caso de morte detectado em Buri, cidade vizinha. A campanha prolongou-se até o dia 12. Segundo os dados da Secretaria Municipal de Saúde, 13.369 mil pessoas foram vacinadas, o que representa 39,74% da população total do município.
“As pessoas vieram bastante preocupadas por causa da febre amarela, apesar do mosquito prevalecer nas zonas rurais. A partir do óbito em Buri, a população se assustou”, explica a enfermeira padrão do Posto de Saúde Central da cidade, Sandra Ribeiro, e acrescenta que a população participou em maior número dessa campanha do que a da vacinação contra Rubéola.
A febre amarela é uma doença infecciosa causada pelo vírus flavavírus, em que o reservatório natural são macacos que habitam florestas tropicais. A febre amarela possui dois tipos que são a silvestre e urbana, transmitidas pelas picadas dos mosquitos Haemagogus e Aedes Aegypti, respectivamente. A evolução da doença é igual para os dois tipos.
Entre os principais sintomas da febre amarela estão dor de cabeça, mal estar, febre alta, dor muscular forte, cansaço, calafrio, vômito e diarréia, que aparecem no período de incubação, de três a seis dias após a picada. Esses sintomas assemelham-se aos sintomas da dengue e da malária. Por isso necessita de diagnóstico é “indispensável e deve ser confirmado por exames laboratoriais específicos, a fim de evitar o risco de epidemia em áreas urbanas, onde o vírus pode ser transmitido pelo mosquito da dengue”, segundo o Sistema de Assistência Social e Saúde (SAS) do município.
“Não existem medicamentos específicos para o tratamento da doença. O tratamento consiste em manter uma boa alimentação e hidratação. A vacinação é importante para saúde, bem estar e conscientização”, afirma a enfermeira colaboradora, Luciana Ruiz Vieira, que participou da Campanha em São Miguel Arcanjo.
A vacina contra a doença é constituída de vírus vivo atenuado e produzida em cultura de ovo de galinha, devendo ser renovada a cada dez anos. Nas áreas de risco deve ser realizada a partir dos seis meses de vida. As contra-indicações servem para as pessoas que tem alergia a ovo de galinha, que fazem tratamento com corticóides, gestantes e aqueles que apresentaram reações de hipertensão em doses anteriores.

Cidade a 30 Km do foco deve realizar campanha

A vacina tem ação após dez dias. Toda cidade a 30 km de um foco identificado da doença deve promover campanha de vacinação para que a enfermidade não se prolifere. “A febre amarela está voltando. Eu tomei a vacina quando fui viajar para o Mato Grosso, porém agora a doença alastra-se pelas cidades interioranas. Esse acontecimento tem que ser contido, por isso a importância da vacina nas regiões onde ainda não tiveram casos de febre amarela, bloqueando para que não alastre para outras áreas”, diz o ciclista e estudante Daniel Yama
A inspetora de alunos da rede de ensino municipal da cidade, Roseli da Silva, conta que por trabalhar com muitas crianças foi importante a vacinação, principalmente, por ter pavor de agulha: “Foi horrível, se não fosse obrigada eu não tomaria, mas eu tenho medo de morrer e a vacina é importantíssima para precaver a doença em nossa cidade e para não alastrar para outras”, diz.
“Trouxe a família toda, até minha filha de três anos, que nem chorou. É muito significativo a ação contra a doença na cidade, sendo importante trazer as crianças, que além de estarem protegidas perdem o medo das agulhas”, destaca a cabeleireira Maria Teresa Fogaça, que foi se vacinar no último dia da campanha.
Sandra Ribeiro expõe que muitas pessoas de fora da cidade foram se vacinar por causa do medo da doença se proliferar: “Outros estados correm o risco, por isso que temos que fazer nossa parte aqui e conscientizar a população”.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails