Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

28 de novembro de 2009

Do palco à tela... alternativa

O projeto Tela Alternativa iniciou a quarta fase do seu projeto no dia 28 de abril. Nesta etapa, o projeto apresenta filmes que foram adaptados de peças de teatro: Becket (1964), no dia 5 de maio e Quem Tem Medo de Virginia Wolf? (1967), vencedor de cinco prêmios Oscar e exibido no dia 28/04.

Muitos filmes adaptados de peças de teatro têm mudanças radicais em seus roteiros, principalmente na questão do número de ambientes. Essa mudança a descaracteriza alguns roteiros. Quem Tem Medo de Virginia Wolf? prima ao conservar a originalidade teatral. A maior parte da trama se desenrola em um único local: A casa do casal George e Martha, interpretada brilhantemente por Elizabeth Taylor.

Apenas quatro personagens participam ativamente do filme. A história mostra o primeiro encontro de dois casais num sábado à noite, no qual bebem muito e mentem a níveis patológicos. Um clima ébrio e falacioso que dá atmosfera ao filme. São tantas histórias e versões delas que até o espectador não sabem quando os personagens estão falando a verdade ou apenas “jogando”, como fazem no filme.

No encontro há debates sobre interesses conjugais e profissionais e “vidas de fachada”. A verdadeira faceta humana aparece e as máscaras caem. Tudo em ritmo de “quem tem medo do lobo mau, lobo mau, lobo mau”, parafraseada no filme. Para quem gosta de ação na tela, o filme é entediante, pois tem muitos diálogos pesados. Quem Tem Medo de Virginia Wolf? é indicado para quem não tem medo de pensar, refletir, raciocinar.

Crítica escrita para o blog Crítica de Ponta em 2009

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails