Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

16 de novembro de 2009

Maiores de 70 anos optam por votar nas eleições em Ponta Grossa

O voto é facultativo, porém ponta-grossenses exercem seu direito de cidadão 

A lei brasileira é bem clara: maiores de 16 anos e menores de 18 anos, analfabetos e maiores de 70 anos não precisam votar ou justificar ausência no dia das eleições. Porém, ao contrário dos mais jovens e dos analfabetos, a maioria dos eleitores maiores de 70 anos participa das eleições em Ponta Grossa.

“Quem não vota não tem direito de reclamar dos governantes”, afirma o professor da UATI, Alexandre Aracema, que foi vereador de Ponta Grossa de 1963 até 1983 e aos 93 anos garantiu presença nas eleições desse ano. A aposentada Maria das Dores Dutra, 81 anos, fala que votar é um dever de todo brasileiro. “Existem alguns lugares que o nosso acesso é prejudicado por escadas, mas nem por isso vou deixar de votar”.

Em toda campanha eleitoral, vê-se o envolvimento da terceira idade no pleito. Eles utilizam toda sua experiência para fazer a melhor escolha de candidatos. Aracema diz que eles acreditam menos nas falsas promessas: “Os idosos conheceram mais administrações e sabem quais foram boas e quais não foram, conversam entre si sobre os candidatos e dão conselhos aos filhos e netos sobre em quem votar”.

Para Dirce de Castilhos, 77 anos, o voto é uma forma de participar e ajudar na vida dos mais jovens. “Eu posso ajudar todos votando no candidato certo. O idoso precisa de carinho, respeito e às vezes os candidatos esquecem que a gente também vota”.

Segundo dados do TSE, Ponta Grossa conta com 9.574 eleitores com idade entre 70 e 80 anos e 4.416 eleitores com mais de 80 anos. Dos 274 candidatos registrados no TSE em Ponta Grossa, apenas um tem mais de 70 anos.

A terceira idade necessita de muitos serviços públicos como saúde, acessibilidade e entretenimento voltados para sua faixa etária e que muitas vezes são deixadas de lado por administradores municipais. As eleições são a oportunidade que todos têm de cobrar seus direitos. Afinal, o voto é direito e dever do cidadão, não importa sua idade.

Reportagem publicada no Jornal da Universidade Aberta à Terceira Idade (Ponta Grossa) em 2008

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails