Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de outubro de 2010

O que você ganha por ser fiel a um partido?


Existem políticos que têm a imagem diretamente ligada a um partido político. Normalmente são fundadores ou cofundadores e que a vários anos representam uma bandeira. Por outro lado, há políticos que a cada eleição (ou mandato) trocam de sigla partidária, ou seja, são mais autônomos e usam o partido apenas para terem a oportunidade de serem eleitos.

Existem vantagens e desvantagens de se estar nas duas situações. Um candidato independente não precisa ficar preso a uma doutrina maior (que normalmente engessa muito de suas ideias), mas por outro lado parece não criar uma identidade que cative o público.  Isto pode resultar em perda de simpatia e consequentemente de votos. Em piores níveis esta falta de identidade pode resultar inclusive no fim da carreira política de alguém.

Já um candidato ligado por toda carreira a um partido tem a garantia de conseguir uma “cara ideológica”, ou seja, consegue manter uma identidade e uma bandeira que o mantém próximo de um público alvo. Por outro lado, um político ligado a um partido é muitas vezes engessado pela ideologia. Isto pode acabar o prejudicando na hora da tomada de algumas decisões. Além disso, candidatos assim afastam muitas pessoas que não tem simpatia pela ideologia do partido.

O número de trocas de partido político diminuiu após a aprovação da lei da fidelidade partidária, que foi criada em 2007. Esta lei prevê que os mandatos pertencem aos partidos e não aos políticos e que quem troca de partido corre o risco de perder o cargo para o qual foi eleito. Para aqueles que estão cumprindo um mandato a melhor opção é se manter fiel a um partido. A não ser que a situação esteja tão insustentável para se preferir perder o cargo ao manter em uma sigla.

Para quem está eleito a melhor opção é se manter em uma sigla, mas o que é melhor para quem está concorrendo ou pensando em concorrer em uma eleição: se manter fiel a uma sigla ou trocar de partido quando ele não condiz com suas ideias? A resposta é se manter no partido, salvo a hipótese que ele pode te prejudicar nas urnas. Manter uma identidade ajuda na hora das eleições.

Por isso, pense muitas vezes antes cogitar trocar de um partido. Isso pode resultar em descrédito do eleitorado e ainda pode causar problemas com a justiça eleitoral. Não se esqueça manter uma posição política é algo muito importante.  Afinal só assim que você vai mostrar para o eleitorado que está firme em seus objetivos e ideologias. É desta forma que se conquista a simpatia da população. 

Artigo escrito para o site Fiscaliza Brasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails