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22 de outubro de 2010

Santinhos e cartazes: uma forma de fortalecer a imagem de um candidato


Quem quer se eleger tem que investir muito em publicidade. E uma das formas mais tradicionais de fazer o eleitor memorizar o número de um candidato é através da publicidade impressa. Apesar das novidades da publicidade na web, a distribuição de santinhos e cartazes é primordial para quem quer ser lembrado nas urnas. Mas como fazer este tipo de publicidade sem ser invasivo e ao mesmo tempo conseguir êxito?

Antes de tudo, temos que lembrar que dificilmente alguém decide votar em um candidato apenas olhando os santinhos e placas de publicidade. O uso deste tipo de recurso serve apenas para reforçar a campanha. Ou seja, serve para o eleitor “lembrar” que aquele candidato com boas ideias está concorrendo nas eleições. Com isso, devemos seguir algumas regras para a produção deste tipo de publicidade.

A primeira destas regras é em relação ao que devemos destacar em um cartaz ou santinho. O número de candidato é algo que deve estar em primeiro plano, pois o eleitor pode inclusive usar este papel para lembrar do seu número se ele simpatizar com você. Faça santinhos coloridos, pois chamam mais a atenção. Outra coisa que deve estar bem a vista (e muitos candidatos se esquecem) é algo que seja a sua marca. Uma boa sugestão é colocar algum bom projeto que você já fez pela sociedade (no caso de uma reeleição) ou então a sua primeira meta depois de eleito.

Tudo isso deve ser resumido em uma frase, principalmente no caso dos cartazes. Afinal, dificilmente alguém vai parar na rua para ficar lendo um cartaz muito longo. No caso dos santinhos, alguns compromissos podem ser firmados no verso do impresso. A parte de trás do papel não é muito usada pelos políticos e é um ótimo espaço para você poder expor as suas ideias. Só cuidado com as fontes muito pequenas, pois tem algumas pessoas que não conseguiriam ler direito suas mensagens. Não se esqueça de divulgar endereços de internet e e-mail nos santinhos para você tentar manter uma comunicação com os eleitores.

Não coloque mensagens no panfleto como “vote em mim”. Além de ser clichê, já está subentendido que você quer um voto do eleitor. Prefira mensagens que  seja uma marca diante dos eleitores. Algo de impacto. Na fotografia você tem que transparecer naturalidade e seriedade. Use a roupa que mais se aproxime do seu público alvo.

Todas estas dicas são muito importantes para quem investe em publicidade impressa. Porém, existe uma regra que deve ser a primeira a ser seguida em se tratando de santinhos e cartazes: o cuidado com a poluição visual. Um dos maiores problemas na época das eleições é a sujeira causada pelos papéis de candidatos. Fique de olho se seu rosto não está jogado pelas ruas. Afinal, exposição negativa é algo que você não deseja na sua campanha eleitoral. 

Artigo escrito para o site Fiscaliza Brasil em 2010

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