Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

1 de setembro de 2008

A solidão de um pingüm- (Geórgia Genestra)

Biólogos estudaram por muito tempo o comportamento dos pingüins no Pólo Norte e concluíram que, mesmo com um vasto território, eles sempre optam por ficar juntos e para isso obedecem a sérias regras de conduta.
Não é esse o caso da sociedade brasileira. Aqui é melhor ficar de olho no seu, porque senão alguém leva.
A falta de comprometimento ético se dissemina em todos os níveis da sociedade. Segundo o filósofo Denis Rosenfield, o comportamento da sociedade brasileira vem melhorando. Devo dizer a ele que não é isso o que vemos por aí, há estudante fraudando o vestibular, empresário burlando de todo jeito a lei, um enorme desrespeito pelo patrimônio público e histórico, e assim vai. Mesmo desde o mais culto e instruído até o mais ignorante, salvo raras exceções, poucos podem dizer que são 100% éticos no seu dia-a-dia.
Recentemente, em pleno caos aéreo, outro grande exemplo de falta de ética, fomos obrigados a ouvir de uma importante política paulista: "Relaxa e goza". Observamos, incrédulos, uma onda de desmoralização do Senado Federal e colocamos em xeque a nossa democracia. Afinal, se o governante, com toda sua responsabilidade, pode mentir, roubar, fraudar, etc, porque eu, pobre mortal, não posso?
Ninguém mais da notícia política porque nós agora concentramos nossas torcidas para as Olimpíadas (felizmente a “grande” Seleção Brasileira de Futebol não venceu, seria o ópio desse povo já tão alienado por BBB’s e afins). Temos a ilusão de que em plena era da informatização não há como esconder nada do mundo. O que realmente está acontecendo na África? Muitas guerras, mas quem se importa? São pobres mesmo! A invasão do Iraque virou piada, afinal matamos mais no Rio de Janeiro do que na Guerra Iraquiana não é?!
Existe diferença entre guerra civil e tentar disseminar uma cultura? Será que estamos perto da 3ª Guerra Mundial? Não, para os menos avisados, nos encontramos nela exatamente agora! Sem pânico, estamos no país das maravilhas, nada pode tirar o brasileiro de sua eterna alergia. Nada! Cadê a Alice?
Em ano de eleição o que mais me revolta são os apolíticos, dizem que não querem saber, tudo é sempre igual e nunca vai mudar...Blá...blá...blá...um discurso que para alguns é inteligente, digno, para mim parece ser medroso e ignorante, todo dia somos políticos, em cada ação usamos a política; o importante é não confundir falta de vergonha na cara com política, não são sinônimos.
Tudo bem que não somos a juventude que lutou nas Diretas já, nem tão pouco fomos vítimas da opressão daquela época, porém estamos muito longe da alienação de que nos acusam. Existe sim uma grande leva de mentes ferozes, estudantes que trabalham para mudar esse Estado. Sem bandeiras revolucionárias, sem gritos (Anãue!) e sem caras pintadas é claro!
Sartre disse um dia “o importante não é aquilo que fazem de nós, mas o que nós fazemos do que os outros fazem de nós”.
Não sabemos para onde estamos indo somente que a história nos trouxe até aqui.
Na sociedade dos pingüins, se algum membro se comporta de maneira a ferir as regras do grupo, todos imediatamente lhe viram as costas, ele, sozinho, numa atitude digna, se afasta, ficando à mercê de predadores. Ele é o único responsável por suas ações e assim se coloca. Já no Brasil, quando um de nossos governantes comete um crime, seja qual for, acaba a usar isso para sua promoção pública. Sempre se reelegendo, sem nenhuma culpa, nenhuma satisfação e, pior, nenhum arrependimento.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails