Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

23 de março de 2009

Falta de estrutura dificulta organização de Jogos Universitários em Ponta Grossa


“Se é uma promoção oficial do Estado ou do município, os estabelecimentos de Ponta Grossa estão à disposição”, afirmou Eduardo Nunes da Matta Júnior, professor de Educação Física e diretor da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação (SER) em relação aos Jogos Universitários de Comunicação Social (JUCS) que acontecem esse ano em Ponta Grossa.
Em sua quarta edição, o JUCS será realizado do dia 18 à 21 de abril. Porém o Centro Acadêmico João do Rio (CAJOR), responsável pela organização da infra estrutura do evento em PG, tem tido dificuldades para conseguir autorização de espaços da cidade que acomodem a média de 300 estudantes programados para ficar em PG durante esses quatro dias.
A coordenadora do JUCS em PG e presidente do CAJOR, Michele Massuchin, que participa pela primeira vez do evento, falou sobre a falta de colaboração da Prefeitura quando eventos como o JUCS são organizados por estudantes apenas: "Os orgãos públicos não colocam muita fé numa organização composta por estudantes, porém não precisamos ter 30 ou 40 anos para poder organizar um evento. Estamos trazendo para a cidade alunos de 11 universidades e a Prefeitura não esta nem aí. Serão 400 pessoas de fora e isso deixa uma imagem ruim da estrutura da cidade”, diz ela.
Michele também falou que em outras cidades que ocorreram as edições passadas foi mais fácil conseguir espaço do que em Ponta Grossa. “A prefeitura e o Núcleo de Educação, com quem negociamos, são muito burocráticos”, ressalva. Segundo ela, o Núcleo, por enquanto, não resolveu a questão dos alojamentos, o que dificulta o cronograma do evento.
Já Eduardo acredita que o problema para conseguir facilmente a autorização da liberação de infra-estrutura da cidade é a organização do evento ser isolada, sem carregar o nome da Universidade. Segundo ele, o Estado ou Município, nem sempre, podem atender a demanda desses eventos, pois há um calendário dos espaços da cidade com os compromissos a serem cumpridos no ano que não pode ser cancelado de uma hora para outra
Eduardo atribui a esse evento um caráter de confraternização, onde o que menos interessa são os jogos. “Quando são os eventos promovidos pela Universidade e Município a coisa é mais séria, mais respeitada”, diz ele, além de relevar que a Prefeitura, também, enfrenta dificuldades, pois, às vezes, é necessário solicitar espaços privados como pista de atletismo, campo de futebol, entre outros.
Os jogos existem desde 2006 e contam com a participação de universidades da região sul como UFPR, UTFPR, PUC-PR, UNICENTRO, UEPG, UEL, UNICURITIBA, UNIFAE, UP e UNIBRASIL.
Os parceiros definidos da Liga Universitária que organiza os Jogos são o site “Descubra Curitiba”, o site Festa da Semana , responsáveis pela divulgação e cobertura do evento, o Clube de Criação do Paraná (CCPR), que fornecerá mailing e a Fábrica de Comunicação, empresa júnior da UFPR, que se responsabiliza pela confecção de um site destinado aos jogos, além da produção de releases para a imprensa. O objetivo da organização é, segundo o site Descubra Curitiba, expandir os Jogos para que um número maior de estudantes de Comunicação participem.
“Os jogos são uma grande vitrine para Ponta Grossa. Mas tudo isso depende da seriedade e o compromisso com que o esporte é levado pelas pessoas que organizam uma competição estadual como essa. Tem que entender e compreender as dificuldades de se organizar esporte em PG, e levar em conta algumas peculiaridades, como por exemplo as escolas estaduais não cederem alojamento para qualquer tipo de jogos. Se souberem fazer, os JUCS serão um ótimo cartão de visita do curso de Jornalismo da UEPG para o Paraná”, afirma o estudante de jornalismo Sebastião Machado sobre a organização dos JUCS.
As informações dos pacotes para os Jogos estão disponíveis no site do Descubra Curitiba.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails