Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

12 de fevereiro de 2010

Herança cultural de 2670 anos



Japão e suas tradições milenares estão presentes em todo o mundo, inclusive no Brasil


No dia 11 de fevereiro o Japão completa 2670 anos de existência. A fundação ocorreu no ano 660 aC, quando Jimmu Tenno se tornou o primeiro imperador da terra do sol nascente. De acordo com a crença Xintoísta, ele era descendente direto da deusa do sol Amaterasu, o que transforma o imperador em uma figura lendária.


A história do imperador Jimmu Tenno foi a primeira de um povo que até hoje influencia e com uma cultura considerada misteriosa e envolvente que continua a atrair pessoas em todo o planeta. Do antigo Japão da terra dos samurais e gueixas surgiram tradições que se espalham até hoje para o mundo todo e influenciam outras culturas muito mais recentes, como a brasileira. 

A relação entre Brasil e Japão tem 102 anos. Neste período, os japoneses inseriram sua cultura no país. A presença oriental pode ser notada na culinária, com os pratos típicos como sushi e sashimi; nos esportes, com as artes marciais; e nas artes, com o origami, os mangás, os animes e outras formas de expressão artística (veja detalhes abaixo).

O presidente da Associação Nipo-Brasileira de Ponta Grossa (PR), Fernando Horie, diz que as comemorações do ano centenário da imigração japonesa ajudaram ainda mais o Japão a fundamentar a cultura no Brasil. “Vários artistas japoneses vieram ao Brasil. Isso serviu para integrar ainda mais os brasileiros a cultura japonesa”, diz Horie.


Presença não só entre orientais


Entretanto, a cultura japonesa não afeta apenas descendentes de japoneses no Brasil. A estudante Daniele Kopp, de descendência alemã, tem um hobby totalmente oriental. “Desde pequena faço origamis (dobraduras de papel). Gosto tanto que hoje ensino em oficinas”, diz Daniele. Nas aulas, as crianças aprendem as dobraduras e seus significados. “O origami que mais gosto é o tsuru (garça). Até pelo significado dele”, conta a estudante. Segundo uma lenda japonesa ao se dobrar mil tsurus é possível fazer um desejo. “Não dobrei mil, mas logo chego lá”, revela a jovem.

O estudante Maurício Bittencourt diz que a cultura japonesa está até em seu modo de agir e vestir. “Sinto-me influenciado pela moda das bandas de rock japonesas. Acredito que as letras das músicas servem de inspiração para eu refletir sobre a forma de me relacionar com o mundo”, diz Maurício. A paixão por mangás, animes e músicas japonesas fez Bittencourt conhecer um pouco mais sobre o país. “Através dos mangás e animes conheci um pouco da história japonesa, como a era Meiji”, afirma o estudante, que tem como sonho conhecer a terra do sol nascente.


Veja alguns elementos da cultura japonesa inseridos no Brasil



Culinária: Os restaurantes de comida japonesa fazem muito sucesso fora do Japão. O sushi e o sashimi (salmão cru) já são conhecidos no mundo todo. O sakê (vinho de arroz) também é muito apreciado e o molho shoyu (feito de soja) é utilizado em muitas cozinhas como tempero. Um toque japonês na culinária do Brasil.


Artes Marciais: O judô, o karatê e o jiu-jitsu, artes marciais japonesas com origem no Zen Budismo, são muito difundidas no Brasil. Tanto que alguns atletas brasileiros são destaques nestas modalidades esportivas, como o judoca Aurélio Miguel, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Seul, em 1988. 



Origami: A dobradura de papel teve início no século XVII e se espalhou pelo mundo. Segundo a cultura japonesa, o origami tem uma relação mística com quem o faz. Uma das histórias mais famosas diz que a pessoa que conseguir fazer mil tsurus (garça de papel) terá um desejo realizado.


Mangás e animes: Com raízes no século VIII, os mangás se espalharam pelo mundo após a segunda Guerra Mundial. As histórias em quadrinhos lidas da direita para a esquerda deram origem aos animes, ou desenhos japoneses. Atualmente, os mangás abordam temas que vão desde histórias infantis até contos eróticos.


Muitos adolescentes brasileiros são fãs de mangás e animes. Eles organizam eventos onde podem se vestir como seus personagens prediletos. O mais famoso no Brasil é o Anime Friends, que ocorre anualmente em São Paulo. Na última edição, o evento teve a presença de 120 mil pessoas. Marcas de um povo atraído por uma cultura de 2670 anos.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails