Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

21 de fevereiro de 2010

Noruega e Rússia: campeãs dos Jogos Olímpicos de Inverno em óticas diferentes


São gelados e ficam na Europa. Só isto já seria pré-requisito para Noruega e Rússia se consagrarem nos Jogos Olímpicos de Inverno. E tanto um como outro não decepciona. Só que uma polêmica fica no ar. Qual dos dois países é o verdadeiro campeão dos Jogos Olímpicos de Inverno em toda história? Até o início dos Jogos Olímpicos de Vancouver, a Noruega acumulou 98 medalhas de ouro e a Rússia 33. Mas se considerarmos as medalhas de União Soviética e CEI, os russos chegam a 120.

A Noruega, país localizado na região da Escandinávia, é especialista em Jogos Olímpicos de Inverno. Tanto que ganhou mais medalhas de ouro neste tipo de competição do que nos Jogos Olímpicos de Verão. Com a exceção da Olimpíada de Calgary em 1988, o país ganhou medalhas de ouro em todas as outras competições. Na Olímpiada de Salt Lake City em 2002, a Noruega venceu 13 competições, estabelecendo sua melhor marca.

O biatlo é o esporte mais popular do país. A modalidade reúne esqui e tiro e foi criada na própria Noruega como treinamento para soldados. O esqui também é popular na Noruega, tanto que uma das ramificações do esporte é chama da esqui nórdico. Apenas neste esporte, o país arrebatou 30 medalhas de ouro em toda história olímpica de inverno.

A Rússia sempre se notabilizou por ser uma potência Olímpica.  A guerra fria com os Estados Unidos proporcionou uma rivalidade no campo esportivo. Esta preparação para as competições fez o país vencer 120 medalhas em toda história olímpica. O país começou a participar dos jogos apenas em 1956, nas competições disputadas em Cortina d'Ampezzo, na Itália. De lá para cá ganhou medalhas de ouro em todas as competições, sendo a melhor Olimpíada de Innsbruck (Áustria) em 1976, com 13 medalhas de Ouro.

Talvez noruegueses e russos usem as estatísticas da forma que mais lhe convém (se tiver algum nativo destes países que ler isso, se manifeste), mas oficialmente a Noruega está na frente. Cabem aos russos reclamarem ou continuar ganhando medalhas no ritmo assustador que ganha em todas Olimpíadas de Inverno.

Um comentário:

Blog Dri Viaro disse...

Oi , passei pra conhecer seu blog, e desejar bom dia

bjss

aguardo sua visita :)

Related Posts with Thumbnails