Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

1 de maio de 2010

O Bumba ponta-grossense

As mesmas chuvas que causaram o caos no Rio de Janeiro deixaram marcas em Ponta Grossa. Muitos ponta-grossenses que se sensibilizaram com o deslizamento do Morro do Bumba (Niterói-RJ) nem imaginam que uma tragédia pode se repetir em Ponta Grossa.

O estado do trecho localizado  na Vila Conorel Cláudio é preocupante. Após as chuvas do início do mês, um trecho de terra com aproximadamente 10 metros acabou deslizando. Cerca de vinte pessoas moram no trecho, que era uma espécie de beco. Onde antes havia o espaço para a passagem de carros, agora mal passam pessoas.

A dona de casa Dirce Guimarães mora no local há 28 anos. A sua Brasília está trancada na garagem da casa em que mora com o marido. Mais que isso, ela está com medo de na próxima chuva a situação ficar ainda pior. “Trabalhei uma vida para construir isto aqui e agora está tudo caindo”, diz Dirce.

Ela afirma que já procurou a prefeitura e vereadores. “O engenheiro da prefeitura disse que não adiantava nivelar a terra de novo, mas também não disse o que tinha que fazer”, conta a dona de casa. O final do barranco já está a dois metros do muro da casa dela. O muro inclusive já está trincado.

Paulo Sérgio Santos, presidente da Associação de Moradores da Vila Santana, diz que mesmo não sendo uma parte pertencente ao bairro é feita uma pressão perante o poder público. “Temos que fazer algo. Visto o estado do local, isso aqui vai cair mesmo”, diz Santos.

Enquanto muitos ponta-grossenses se comovem com o caso dos deslizamentos no Rio de Janeiro, dona Dirce torce para que não ocorra uma chuva forte antes das prometidas reformas no local. Se tais chuvas virem, ela corre o risco não só de perder um patrimônio construído há mais de duas décadas como também sofre risco de morte.

Reportagem publicada no site Portal Comunitário em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails