Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

14 de outubro de 2010

As flores de Hiroshima e o resto da vida das personagens do livro


Nos dias seguintes a bomba de Hiroshima, um crescimento desordenado de mato e flores aconteceu no local onde foi lançada a bomba. Isto era sinal de todo desequilíbrio que a radiação causou no solo do local. Mas também era uma mostra que mesmo após a destruição havia esperança de vida para quem sobreviveu ao ataque do dia 5 de agosto de 1945.

Aos personagens do livro, sobraram as lembranças traumáticas e uma relativa curiosidade por parte das pessoas, afinal a reportagem de Hersey fez com que eles fossem reconhecidos mundialmente. A segunda parte do livro mostra o que aconteceu com todos eles. Todos seguiram a vida de forma normal, alguns mais bem sucedidos do que outros.

Ao contrário da primeira parte, onde Hersey mesclou as histórias para dar clima a um ambiente, os destinos dos personagens são narrados separadamente. O destaque da segunda fica na página 101, onde mostra a participação do reverendo Tanimoto no programa This Is Your Life, da rede de TV americana NBC. O trecho mostra como a vida deles ficaram marcadas pela bomba.

“Entre outros compromissos, Kiyoshi Tanimoto devia apresentar-se nos estúdios da NBC, em Los Angeles, na quarta-feira, 11 de maio, para o que, segundo Cousins dera a entender, seria uma entrevista útil para o projeto e restrita à audiência local. Naquela noite, meio zonzo, o religioso se viu sentado diante de luzes e câmeras num cenário de sala de estar. Um americano chamado Ralph Edwards, que ele acabara de conhecer, sorriu e, voltando-se para a câmera, dirigiu-se aos 40 milhões de americanos que, estimava-se, atraía às quartas-feiras: "Boa noite, senhoras e senhores, e bem-vindos a This Is Your Life. O tique-taque que ouvimos ao fundo é de um relógio marcando os segundos que antecedem as oito e quinze da manhã de 6 de agosto de 1945. E sentado aqui comigo está um cavalheiro cuja vida mudou quando esse relógio assinalou oito e quinze. Boa noite, senhor. Pode nos dizer seu nome?"."Kiyoshi Tanimoto". "E qual é sua ocupação?". "Sou pastor". "E onde o senhor mora?". "Em Hiroshima, Japão". "E onde estava às oito e quinze da manhã de 6 de agosto de 1945?". Tanimoto não pôde responder. O tique-taque se tornou cada vez mais alto, e tímpanos soaram. "Isto é Hiroshima", Edwards anunciou, enquanto uma nuvem em forma de cogumelo surgia diante dos telespectadores, "e naquele fatídico segundo do dia 6 de agosto de 1945 um novo conceito de vida e morte recebeu o batismo. E nosso protagonista de hoje — o senhor, reverendo Tanimoto — foi parte desse conceito sem saber. [...] Vamos recolher os fios de sua vida dentro de um momento, reverendo Tanimoto, depois dessa mensagem de nosso companheiro Bob Warren, que tem algo muito especial a dizer para as moças que nos vêem".


Em Hiroshima, Hersey conseguiu mostrar que quando há talento e transpiração as barreiras linguísticas e geográficas acabam sendo ultrapassadas. O resultado disso tudo foi a reportagem que mais mudou os rumos do mundo no século XX. Não só mudou os rumos do mundo como também de seis pessoas que viveram um inferno no dia 5 de agosto de 1945.

No jornalismo, o livro também mostra grande contribuição. Hiroshima é o primeiro passo rumo ao New Journalism ou jornalismo literário. A obra de Hersey é uma aula de como fazer histórias tocarem o leitor. Muitos jornalistas deveriam ler e aprender que há muitas coisas além de dados, números e fatos. 
 
Resenha escrita para a disciplina de Redação Jornalística em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails