Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

15 de outubro de 2010

O microfone como instrumento de vendas

A comunicação popular normalmente atinge um grupo pequeno de pessoas, já que os instrumentos utilizados são simples na maioria das vezes. Feirantes e vendedores ambulantes atingem pessoas na medida em que a suas vozes conseguem alcançar. Mas existem outros vendedores conseguem romper esta barreira com o uso de um instrumento feito especialmente para atingir mais ouvinte: o microfone.

Os vendedores que ficam em lojas (normalmente populares) se utilizam do microfone para anunciar as ofertas do dia e tentar animar o ambiente. Para auxiliar o trabalho dos animadores de lojas populares, uma trilha sonora fica tocando em volume baixo para o ambiente nunca ficar no silêncio total.

Em Ponta Grossa, estes vendedores podem ser encontrados facilmente nas lojas populares do Calçadão da Rua Coronel Cláudio. A música que toca nestes locais são normalmente sucessos do momento da música sertaneja e os vendedores que utilizam mostram um sotaque característico da região.

Eles interagem com as pessoas que passam na rua e as reações são diversas. Algumas pessoas são simpáticas aos chamados dos vendedores e prestam atenção nas “ofertas do dia”. Já outras preferem manter certa distância destes vendedores. Seja qual for a reação, o certo é que o vendedores que utilizam os microfones para incrementar as vendas estão inseridos no cotidiano dos centros das cidades e caracterizam uma forma de comunicação popular.

Texto escrito para a disciplina de Realidade Regional na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails