Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de outubro de 2010

O Twitter como ferramenta de comunicação entre candidatos e eleitores


As eleições de 2010 no Brasil marcam o uso de um novo tipo de disputa entre os postulantes aos cargos do executivo e legislativo: a batalha virtual. O Twitter tem se tornado a mais forte destas ferramentas, já que nesta rede social os candidatos podem enviar mensagens para um grande número de seguidores (tanto quantos se interessarem pelo candidato) e com isso criar uma relação direta entre candidato e eleitor.


Os brasileiros estão tentando seguir o exemplo de Barack Obama. Na última campanha presidencial americana, Obama fez um investimento pesado na internet. Através do Twitter ele conseguiu abrir um canal de debate com eleitores. E consequentemente conquistou simpatizantes e doadores de campanha. Tudo graças a rede social. Obama mostrou como se deve fazer no Twitter. E o resultado todos já sabem. 

O problema é que a lição ainda foi bem compreendida por todos os candidatos aqui no Brasil. A maioria deles ainda souberam aproveitar da melhor maneira o Twitter. Em vez de tentar iniciar um debate com o público, eles usam a rede social simplesmente para fazer propaganda política. Ou seja, os candidatos estão usando um espaço que poderia ser utilizado para debate para simplesmente pedir votos.

Políticos que já utilizam a ferramenta a algum tempo estão um passo a frente dos que só criaram um perfil para a época de eleições. Para os mais inexperientes na internet algumas dicas simples podem ajudar a conquistar o eleitorado no Twitter. Veja elas: 

- Poste ideias e propostas no mínimo uma vez ao dia
- Divulgue no Twitter algum site ou blog onde os eleitores podem conhecer um pouco mais sobre você
- Crie um diálogo direto com alguns usuários. Debata as ideias com eles.
- Siga os usuários de sua área de interesse (estado ou região de atuação).
- Não fique mandando spam com o número de candidato e pedindo votos.

O Twitter como utilidade para o eleitor

Como o horário eleitoral na TV e rádio é um espaço curto para candidatos apresentarem suas propostas, a internet pode ser o local ideal para conhecer a atuação dos políticos. Para quem deseja saber se está fazendo as escolhas certas, pesquisar na web é muito útil. Agora que os políticos estão cada vez mais ativos no Twitter, esta é chance para a população confirmar se as escolhas realmente estão certas.

Pesquise o que seu candidato anda fazendo. Normalmente as atividades deles são colocadas nas redes sociais. Veja se eles têm algum site onde aprofundam as propostas e principalmente conversem com eles. Aproveite a web para ver se as ideias deles se encaixam com as necessidades da sua cidade ou bairro.  Por fim, tome cuidado com os que simplesmente pedem votos na net. O Twitter é uma ótima ferramenta para você separar o joio do trigo. 

Artigo escrito para o site Fiscaliza Brasil em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails