Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

22 de outubro de 2010

Como usar o horário político para conquistar votos


Na corrida eleitoral, o horário político é decisivo. A forma que um candidato utiliza o horário eleitoral gratuito na televisão e rádio pode tanto garantir a vitória nas eleições como também fazer um político perder preciosos votos. Afinal, trata-se de uma das poucas oportunidades dos candidatos mostrarem diretamente ao eleitor quais são os seus projetos, planos e ideias.

Mas como se portar na hora da gravação do horário eleitoral gratuito? O que se deve falar para o eleitor. O como aproveitar o curto espaço destinado aos candidatos no horário político de rádio e televisão? As dúvidas são tantas para alguns políticos que quando chega a hora de gravar, eles não conseguem mostrar a segurança necessária para quem quer assumir um cargo público.

A primeira coisa que um candidato precisa na hora da gravação do horário político é ter tranquilidade e ao mesmo tempo firmeza na voz. Recomenda-se fazer um aquecimento vocal antes da gravação. O texto deve estar decorado, mesmo que o candidato tenha o apoio de um script (no caso do rádio) ou do teleprompter (no caso da TV). O espectador consegue facilmente distinguir um candidato que age naturalmente em comparação ao que está lendo um texto.

A expressão corporal também é importante para o candidato. Fique de forma ereta, mas não mostre nervosismo. Tome cuidado com o uso excessivo das mãos. Utilize a vestimenta que mais faça se sentir melhor. Mas cuidado para não ser escandaloso. Não é obrigatório usar termo e gravata (use apenas se sempre o faz) na hora da gravação para a televisão, mas também não dá para se apresentar vestindo camiseta regata. Não se esqueça que você está na TV para passar seriedade.

Os candidatos a um cargo de deputado têm em média dez segundos para utilizar no horário eleitoral. O que falar neste curto espaço de tempo? Obviamente, falar dos projetos. Ou melhor do principal projeto para as eleições. Para candidatos que usam um site ou Twitter, é importantíssimo comunicar aos eleitores onde podem encontrar mais detalhes sobre suas ideias e história. Por fim, deve-se falar o número do candidato.

Candidatos que tem mais espaço de tempo como os postulantes aos cargos de Senador e Governador devem aprofundar as ideias e também falar de algumas qualidades que o fazem ser a pessoa mais indicada ao cargo. Em suma, se tem tempo curto fale o básico: projetos, espaços na internet com ideias e história e número do candidato. Fale tranquilo, firme e se vista da forma que mais se encaixa ao seu estilo.

Tenha em mente que a publicidade no rádio e TV é algo precioso. Ter a chance de poder passar uma boa imagem e ideias para diversos eleitores ao mesmo tempo é decisivo para quem quer ser eleito. O candidato que utilizar esta ferramenta da forma mais correta com certeza está mais perto de lembrado no dia das eleições. Por isso, valorize estes preciosos e decisivos segundos do horário eleitoral gratuito. 
 
Artigo escrito para o site Fiscaliza Brasil em 2010 

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails