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22 de outubro de 2010

Candidatos sem chances de vitória: vale a pena votar neles?


 Eles não têm administrações políticas no currículo, tem pouca verba para publicidade eleitoral, são de partidos sem tradição e não tem espaço no horário político da televisão. Será que um candidato merece o seu voto, mesmo que ele não tenha a mínima chance de se eleger? A resposta é sim, desde que eles tenham boas propostas. Porém, você deve conhecer muito bem seu candidato antes de votar e esta tarefa pode ser dificultada quando se trata de alguém que não aparece tanto na mídia.

Este tipo de problema atinge principalmente alguns candidatos aos cargos de Senador, Governador e Presidente, já que nestes casos apenas os primeiros colocados das disputas conseguem se eleger. Nos casos de candidatos ao cargo de Deputado as chances de ganhar aumentam um pouco, mas os poucos votos que a legenda do partido recebe podem tornar a tarefa difícil. Mas então porque votar em um candidato que você sabe que não conseguirá se eleger.

A resposta é simples: ao contrário do que se pensa, não estamos desperdiçando o nosso voto quando escolhemos alguém que não vai ganhar a eleição. Um voto serve para mostrar a sua posição perante alguma questão e não apenas para se fundir com a maioria e eleger alguém. Ou seja, você não está apostando em quem vai ganhar (como se fosse uma corrida de cavalos) e sim escolhendo quem é o melhor.

Ok, você simpatizou com as ideias de um candidato nanico, mas não sabe se ele é apto para o cargo que você quer, já que (na maioria dos casos de quem não têm possibilidade de ganhar) nunca foi eleito para nenhum cargo eletivo. A saída pode ser tentar olhar para a atuação do candidato fora da política. Pode-se ver se ele já liderou algum movimento social ou então como foi a atuação dele na liderança de alguma empresa. Seja como for tente achar algum indício do passado do candidato que você simpatiza. Caso não encontre, repense seu voto.

Os candidatos nanicos normalmente têm menos espaço no horário eleitoral e também menos verba para difundir suas campanhas. Por isso, devemos prestar atenção nas propostas e no passado dos candidatos e não no investimento em propaganda eleitoral que ele faz. Certa parte do público tem tendência a se encantar com a beleza plástica de propagandas e menos com que o candidato está falando. Procure prestar mais atenção no conteúdo dos horários eleitorais mais do que na forma deles.

Um voto em um pequeno deve ser feito com tanto cuidado quanto em um grande candidato, mas se você já pesquisou, aprovou e confia nele não há porque não votar. Afinal, podem existir pessoas como você e se isso for verdade pode ser que as chances daquele candidato nanico não serem tão pequenas assim. Sem contar que para candidatos menores (que têm certeza que não vão vencer) cumprir a meta de conseguir certa quantidade de votos já seria uma vitória.

Artigo escrito para o site Fiscaliza Brasil em 2010

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