Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

8 de dezembro de 2010

A internet como ferramenta para comunicação regional

A fala do jornalista Hélio Strassacapa no último encontro do Diálogos de Mídia Regional deste ano mostrou uma ótica que até agora não havia sido abordada nas palestras do projeto: a utilização da internet na comunicação regional. Hélio é jornalista do site Gazeta Maringá, que pertence ao Grupo Grpcom e publica diariamente notícias exclusivamente na internet.

Hélio falou das funções que desempenhava no site e também do cenário da comunicação na região de Maringá. Segundo o jornalista, a cidade é muito bem servida em relação ao número de televisões e rádios AM. Este fato faz a cidade se tornar atrativa para jornalistas que procuram emprego. Com a recente implantação do projeto da Gazeta Maringá, outro nicho se abriu na cidade.

Aliás, boa parte da palestra ajudou os estudantes conhecer um pouco mais sobre o jornalismo na web. Hélio apresentou a internet como uma tendência do jornalismo. Não acabará com outros setores, mas irá ocupar espaços preciosos no mercado midiático. A própria Gazeta Maringá é um exemplo. Segundo Hélio, com cerca de dois meses de lançamento oficial, o site já conta com 1 milhão de visualizações de página por mês.

Quatro jornalistas trabalham com a produção de notícias. A maioria das matérias são apuradas por telefone e fotos são feitas por freelancers. Ainda sim, o site conta com uma estrutura relativamente grande para veículos regionais da internet. Isso mostra que apesar da internet mostrar uma tendência, ainda não é possível criar conteúdos mais aprofundados e mais trabalhados.

Outro ponto falado por Hélio na palestra foi em relação a técnicas que têm de ser usadas quando se trata de jornalismo na internet. Estas técnicas influenciam até a redação de textos. Isto mostra que apesar de se mostrar uma tendência de comunicação regional, o uso da internet ainda vai ter de passar por algumas adaptações para aí sim se tornar um veículo amplamente usado de comunicação regional.

Texto escrito para a disciplina de realidade regional na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails