Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

8 de dezembro de 2010

Um panorama da publicidade em um local onde publicitário não se forma

A palestra do publicitário e apresentador Fernando Durante para os alunos de jornalismo da UEPG teve como objetivo principal dar uma mostra de como é o mercado publicitário na cidade de Ponta Grossa, que não oferece formação específica para a área na Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Talvez por falta de um curso (até pouco tempo atrás) na cidade, Durante não é formado em Publicidade e Propaganda ou em qualquer curso na área de comunicação. Mesmo assim ele é dono de uma das principais agências de publicidade em Ponta Grossa, a Ideia 3. Ele também trabalhou em jornais de Ponta Grossa.

Durante fez um percurso histórico na publicidade de Ponta Grossa. Ele falou que quando fundou a Ideia 3, havia apenas outra agência na cidade. Produtora de vídeo não havia em Ponta Grossa. O publicitário afirmou que a tecnologia ajudou no crescimento do número de agências na cidade. Segundo informações de Durante, atualmente existem cerca de 40 agências de publicidade e 4 produtoras de vídeo em Ponta Grossa.

Entre os fatos que Durante destacou na história da publicidade em Ponta Grossa, o principal deles foi a chegada da TV Globo na cidade. Ele afirmou que o mercado aqueceu muito, já que é “bem mais fácil vender algo na programação da Globo”. Outro fator destacado na palestra foi em relação ao rádio, que em Ponta Grossa é muito forte.

Perguntado sobre a falta de uma universidade pública na área publicidade em Ponta Grossa, Durante diz que não ter profissionais formados ajuda em relação a falta de concorrência e que faz parte da própria cultura da cidade não ter profissionais formados. “Há de se tomar cuidado com formar muita gente. Tem gente que sai da Universidade e pode acabar até estragando a imagem da publicidade na cidade”, disse Durante.

A palestra serviu para os estudantes tirarem algumas conclusões sobre o cenário local da publicidade. A primeira delas é que uma programação local fomenta a publicidade. A segunda é que em um local onde não são formados publicitários, há vagas para jornalistas tentarem algumas vagas (como redatores, por exemplo). Por fim (e mais importante), quem domina o mercado publicitário na cidade não faz muita questão que o cenário atual mude.

Texto escrito para a disciplina de Realidade Regional na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails