Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

8 de dezembro de 2010

Desafios de um novo governo

O período eleitoral acabou. Quem perdeu planeja quais serão as estratégias a serem tomadas daqui para frente. Sem tanta pressa, pois não têm responsabilidades uma vez que foram derrotados nas eleições. Já quem ganhou as eleições têm inúmeras preocupações em relação ao ano que vem. E de todos os eleitos, quem com certeza vai enfrentar os maiores desafios será Dilma Rousseff.

Os motivos estão mais que claros. Primeiro porque ela vai assumir o cargo mais importante do país. Depois porque será a sucessora de Lula, um fenômeno de popularidade. Além disso, Dilma ainda enfrenta desconfianças por parte da população. Alguns acham que ela é radical demais (a questão do aborto custou a vitória no primeiro turno), outros acreditam que ela não tem experiência para ocupar um cargo tão importante e uns ainda duvidam que uma mulher possa ser presidente da república.

Sim, Dilma terá que romper barreiras. Terá que superar os críticos tal como Lula superou. O primeiro desafio de Dilma será sair da sombra do atual presidente. Isto só será possível se Dilma mostrar personalidade forte, trabalhar como uma líder e conseguir aumentar o seu carisma. Não será fácil, pois Dilma não tem se mostrado tão talentosa (principalmente no último quesito) como Lula. Ela só conseguirá sair da sombra dele se a população não sentir “saudades” do homem que será ex-presidente no ano que vem.

Este foi o preço pago por Dilma por contar com apoio de uma pessoa com tanta popularidade como Lula. Será preciso muito traquejo para conseguir reverter esta situação. Tudo dependerá também da forma que a presidente vai administrar o país. Tomar cuidado com o fantasma da inflação, mas também tentar baixar as taxas de juros e erradicar a pobreza são metas que se Dilma Rousseff conseguir cumprir, conquistará a confiança do público. Só com ações assim, ela conseguirá uma identidade própria.

Identidade. Desde que o Brasil voltou a ser um regime “democrático”, todos os presidentes (exceto Itamar Franco) foram marcados por algum traço muito especial. Alguns como Collor, com certeza ficaram com uma imagem negativa no país. Já outros como Fernando Henrique e Lula deixaram marcas positivas de suas administrações. Cabe a Dilma seguir o caminho como presidente e conquistar uma identidade para seu mandato. Mas para esta imagem ser positiva terá que transformar os temores da população em certezas. Transformar as interrogações e exclamações. Esperamos que exclamações positivas.

Texto escrito para a disciplina de Jornalismo Opinativo na UEPG em 2010

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails