Informações e notícias sobre Rankings. Os melhores, piores, maiores e menores do Brasil e do mundo você encontra no nosso blog.

24 de outubro de 2008

Entrevista: Alpio Stanchi, o mestre no desenho vetorial

Vetor, já ouviu falar sobre? É apaixonante, mas não me refiro àquelas flechas das aulas de Física. Se procurarmos no Wikipédia, encontraremos imagem vetorial como “um tipo de imagem gerada a partir de descrições geométricas de formas, diferente das imagens chamadas mapa de bits, que são geradas a partir de pontos minúsculos diferenciados por suas cores”. Mas o vetor é muito mais do que isso...
Por trás do porte elegante e do carisma incontestável, Alpio Stanchi traz consigo anos de experiência como designer, muitos desenhos e uma legião de admiradores. A propósito, a imagem ao lado é um auto-retrato do talentoso. Você faz idéia de como ela foi criada?
A seguir, a entrevista (feita à distância, já que Alpio vive em São Paulo – SP) e um pedido que eu faço a vocês, caros leitores: não deixem de ver, no final desse post, o vídeo que mostra a produção de um desenho vetorial!

Há quantos anos você trabalha com design gráfico?
Alpio Stanchi: Trabalho como Designer Gráfico desde 91, naquela época não existiam softwares gráficos, era tudo na mão, mas foi muito bom, pois aprendi muito sobre esse mundo gráfico e, com isso, foi possível eu acompanhar o crescimento da tecnologia.

E existe alguma vantagem em um desenho ser feito como um vetor? Quais os softwares hoje utilizados?
A.S.: As vantagens de se ter um arquivo em vetor é que ele não perde a qualidade em qualquer tamanho que seja na hora da impressão: pode ser do tamanho de uma moeda ou de um prédio que a imagem fica perfeita. Os softwares que geram arquivos em vetores são o Corel Draw, Illustrator e o menos popular Freehand, mas é possível vetorizar até no Flash.

Além do seu nome, claro, que outros nomes podemos citar em destaque nessa arte?
A.S.: O inglês Jason Brooks é um ilustrador que deu origem a um estilo de arte que hoje é muito conhecida, meio pop fashion, seus desenhos de garotas estilizadas são bem bacanas, gosto muito do seu trabalho.

Com quem você se relaciona profissionalmente? Publicitários? Pintores? Ilustradores? Jornalistas? Etc...
A.S.: Conheço mais o mercado de trabalho como Designer Gráfico do que como Ilustrador, pois trabalho em uma empresa e é de lá que ainda tiro minha maior fonte de renda, mas sempre surgem trabalhos extras como ilustração e eu acho muito bacana fazer isso, eu costumo trabalhar com designers gráficos também. Lá na empresa eu terceirizo trabalhos com bureaus e tenho muito contato com esses profissionais.

Gostaria que você fizesse uma relação das pessoas no mundo do desenho; com alguns nomes de pessoas famosas, e comentando sobre aquelas que nem sempre estão sob os holofotes...
A.S.: Desde que eu comecei a colocar meus desenhos na net, eu conheci tantas pessoas incríveis, com tanto talento, que seria até uma deslealdade esquecer de alguém, mas se eu tiver mesmo que comentar de alguém, eu prefiro falar do ilustrador Jorge Packer, que hoje é meu amigo também, ele acompanhou muito meu progresso e desenvolvimento do meu estilo, já fizemos muitos trabalhos em parceria, é um cara muito fácil de convivência profissional, tem humildade e competência ao mesmo tempo.
Mas também não só de artes vetoriais que meus olhos estão ligados, adoro outros tipos de ilustrações, adoro o trabalho do francês Arthur de Pins, do brasileiro Baptistão e do absurdo talento do norte-americano Alex Ross e eu também adoro ver um tipo de ilustração que leva o nome de "Ilustração Científica", aquelas artes que encontramos em livros médicos, mostrando o corpo humano por dentro, ou biologia em geral, são verdadeiros artistas que fazem isso.

Muito obrigada, Alpio! Agora, pra finalizar... Alguma frase que possa resumir seu trabalho?
A.S.: Basta eu poder desenhar para me sentir vivo e feliz, isso basta!

Leia também:

A Vida Num Copo D'água (Zé Renan)

Círculo Vicioso (Fer Suguiama)

Namorar palavras é um dom (Isa Camargo)

13 comentários:

Anônimo disse...

nossa, o cara é bom mesmo! fabuloso a arte que ele faz, eu já tinha lido sobre vetor algum tempo atrás, mas não tenho coragem de tentar, é muito trabalhoso! parabéns pela entrevista e sucesso pro blog e pro entrevistado!

Anônimo disse...

Insano. Trabalho com design gráfico desde 1995, aprendi a operar o CorelDraw 3 e posso dizer que esse cara desenha muito!

Anônimo disse...

eu ainda não tinha ouvido falar , mas parece que o cara é fera mesmo.

valeu.

Anônimo disse...

Great interview!
I loved the final video about how to create Madonna, Its awesome the manner he creates the hair and eyes... it must cost him a lot of hours! wow!
Thanks for his creations !^^
BYE

Fer Suguiama disse...

Pyrographer, Idhalin e Viktor: É, a intenção dessa entrevista foi ( além de claro, divulgar a arte vetorial) mostrar como podemos nos orgulhar de talentosos desenhistas aqui no nosso país, como Alpio Stanchi. Não precisamos procurar internacionalmente pra encontrarmos imagens fantásticas feitas no meio gráfico, taí a prova!
Continuem visitando o blog! Keep on coming here, in all languages! =D

S disse...

Wou

Isadora Camargo disse...

Fer! Parabéns! Muito legal a entrevista, eu não conhecia esse tipo de desenho, designe, enfim...realmente muito atual e interessante!!!
adorei ;)

beijos

Anônimo disse...

vc já tinha me mostrado o fotolog dele!
Ele realmente é mto bom! E haja paciência de fazer o desenho hein... hahaha
tá mto jornalista, entrevistando e tudo! haha

Zé Renan disse...

Alpio é um daqueles caras que todo mundo admira o resultado, mas poucos conhecem a pessoa por trás de tudo e reconhecem o trabalho duro que ele (brilhantemente, diga-se de passagem) faz...

Meus parabéns a ele, claro, e meus parabéns a você também, Fernanda. Por mostrar o que está escondido - a grande meta de um bom jornalista.

Beijo!

Fer Suguiama disse...

Obrigada a todos os que leram a entrevista e puderam aprender um pouquinho mais com ela! Não deixem de acompanhar o blog, quem sabe novas entrevistas apareçam, sobre temas que ninguém sequer imaginou antes? *mistério*

Beijos!

Anônimo disse...

Para mim, surge como novidade. Vi o vídeo. Simplesmente sensacional. Parabéns pelos esclarecimentos e pela entrevista, que está muito bem conduzida.

Abraços

Anônimo disse...

Fer.. desde q tenho flog (2004 acho) acompanho esse trabalho do Alpio.. realmente tem q ter mt talento e dedicação.. e amor pelo q faz!!
Parabéns mais uma vez ao Alpio e a vc.. adoro seu blog!
bjo e boa semana!

Fer Suguiama disse...

'João s. Magalhães' e 'Labyyy', agradeço por terem visto a entrevista e fico feliz que mais pessoas passem a saber sobre o desenho vetorial. Eu já fiz há alguns anos, é algo fantástico e que merece ser reconhecido! =D
Beijos!

Related Posts with Thumbnails